Juliana Scarini
O Gama—Grupo de Arte Movimento e Ação—vai homenagear a bravura, dignidade e estoicismo do povo friburguense. Com o patrocínio das empresas Gemini e Pedrinco, e apoio logístico da Prefeitura, através da Secretaria-Geral e Secretaria de Turismo, está sendo construído um monumento na Praça do Suspiro com previsão para inauguração em janeiro.
Esta é mais uma iniciativa de um projeto que tem como missão trabalhar, a partir de pequenas e grandes ações, em busca de resultados positivos que ajudem na transformação de Nova Friburgo. Outras obras foram inauguradas no Parque Santa Elisa, transformando o local em importante ponto turístico e cultural, dando aos friburguenses e turistas a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da cidade.
Naquele bairro foram construídos os monumentos em memória de Galdino do Valle Filho, de Alberto da Veiga Guignard e de Dom João VI. Todos com a finalidade de resgatar a raiz histórica do município. Desta vez, o objetivo do Gama é homenagear todos que batalharam por uma Nova Friburgo melhor, fazendo da tragédia ocorrida em janeiro um marco da história de luta, bravura e coragem dos friburguenses. O monumento, que está sendo erguido em concreto, foi projetado por Felga de Moraes em parceria com Jaburu e Chico Figueiredo. Sua forma foi inspirada no Monumento aos Bandeirantes, em São Paulo.
As formas do idealizadas por Felga representam as montanhas, os rios e o homem libertando a Fênix—pássaro da mitologia grega que, ao morrer, entrou em combustão e depois renasceu das próprias cinzas.
Idealizador e fundador do Gama, Jaburu está otimista. Ele acredita na história de superação da cidade e, imbuído desse sentimento, diz: “Vamos, que vale a pena seguir. Esta árdua caminhada vai ser cantiga de estrada assim que a aurora chegar”.
Deixe o seu comentário