Henrique Amorim
Dizem que rir é o melhor remédio, mas para conseguir esta proeza com verdade é preciso deixar fluir o imaginário. E isso não é um privilégio só das crianças. Em qualquer idade é possível sorrir diante de situações típicas do dia a dia, depende apenas da forma de interpretar os fatos. E é com essa filosofia que o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) preparou a nova montagem do espetáculo infanto-juvenil Palhaçadas, de autoria do dramaturgo João Siqueira, escrita na década de 1970, no Rio de Janeiro. A peça encenada em Nova Friburgo com os atores Rodrigo Guadagnini e Beto Grillo está em cartaz todos os sábados e domingos deste mês e de agosto, sempre às 17h, no Centro de Arte. Ingressos a R$ 10. LIVRE
O diretor do espetáculo e um dos fundadores do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, define a nova montagem como “um momento palhaçal de puro lirismo e ternura”. A obra de João Siqueira é uma dramaturgia que ganha uma nova vida ao ser adaptada nos palcos com os atores-palhaços que vivenciam de forma divertida com muito colorido e magia situações que sugerem reflexões aos adultos e muitas gargalhadas entre a garotada.
“É um trabalho redondo de coreografia, maquiagem, figurino, iluminação e direção, entrelaçado ao talento dos brincantes-atores que se entregaram de corpo e alma ao projeto”, destaca o presidente do Gama e responsável pelo figurino, maquiagem e cenografia de Palhaçadas, Chico Figueiredo, que festeja a total sintonia do espetáculo. “Conseguimos encontrar a cor real da peça e tudo funciona como uma verdadeira engrenagem, de forma perfeita”, complementa ele.
Diversão ao jeito de cada um, com muita cor, brilho e alegria
Lúdico por excelência, Palhaçadas busca todo o tempo trabalhar o imaginário do público, que reage a cada proposta de Rodrigo e Beto no palco. As deixas, conclusões e atitudes vivenciadas no palco são interpretadas de maneiras diferenciadas, de acordo com a imaginação de cada um. “Muita gente até pensa inicialmente que trata-se de mais uma peça destinada às crianças e que os pais assistem para acompanhar os filhos. Pelo contrário. As crianças se divertem sim, e os pais também ao refletirem sobre muitas propostas do espetáculo com interatividade”, adianta Rodrigo Guadagnini.
Seu parceiro no palco, Beto Grillo, complementa: “A peça é uma aula, uma reflexão sobre o ato de viver. Devido à correria de hoje em dia, não sobra tempo para refletir e tirar proveito de fatos corriqueiros”, observa o ator, satisfeito com a receptividade do público quanto à proposta de Palhaçadas, em cartaz há três semanas. Jaburu arremata a procura constante por criatividade. “Não partimos do óbvio, mas trabalhamos a fim de descobrir o caminho, estimulando a troca de energias sem perder a magia, sem valer-se da linguagem infantilóide. Palhaçadas já integra o repertório do Gama e vai ficar na história”, acredita ele, satisfeito com o êxito obtido após cinco meses de ensaios e concepção do espetáculo.
Vale a pena conferir e se divertir com Palhaçadas, adaptado inicialmente como esquetes de rua propostos por João Siqueira, autor também das montagens Maria e seus cinco filhos e Quanto mais gente souber, melhor. A montagem em Nova Friburgo conta ainda com o apoio operacional da secretária de produção Manoella Iezzi Guadagnini; da artista plástica Tetê Moraes; da costureira Maria Agrello e do sonoplasta Anderson Seixas, além de Giovanni Bizzotto (ambientação sonora); Wellington Vieira (coreografia); Anderson Gripp (iluminação), e Fernando Rocha (pesquisa de textos filosóficos sobre o palhaço).
Deixe o seu comentário