O Grupo Articulação dos Movimentos (GAM) está realizando desde o dia 13, na Casa de Cultura, uma sequência de apresentações abertas à população denominadas Encontro dos Saberes, com a finalidade de estudo e apresentação de cinco documentos que compõem um conjunto de reivindicações da sociedade civil, construídos de forma participativa: O Plano Diretor, o Pesc (Plano de Emergência da Sociedade Civil), a Campanha Construindo Cidades Resilientes, a Agenda 21 e a Plataforma Cidades Sustentáveis.
Estas foram as demandas e propostas selecionadas por dezenas de entidades e movimentos sociais da cidade no período pré-eleitoral, compondo uma Carta Aberta que foi apresentada a todos os prefeitáveis, acompanhada de um abaixo-assinado com 3.500 assinaturas coletadas durante uma manifestação em 2011. O candidato eleito Rogério Cabral aderiu na ocasião ao movimento, assinando uma Carta de Compromisso para a execução/prosseguimento dessas ações, com a participação da sociedade civil.
Como desdobramento inicial, o grupo programou uma ação para que a população tenha conhecimento deste importante material, de forma acessível, contando com convidados que participaram desses processos de construção para as apresentações. A ideia é estimular e promover a cidadania na cidade, abrindo novos canais de diálogo e participação popular, a fim de dar visibilidade às ações fundamentais relacionadas à reconstrução (com foco nas necessidades da população) e ao desenvolvimento sustentável.
Confira os próximos encontros do GAM na Casa de Cultura
21/11 (quarta-feira): Agenda 21
27/11 (terça-feira): Programa Cidades Sustentáveis
03/12 (segunda-feira): Pesc e Campanha Construindo Cidades Resilientes
Todos os encontros são realizados sempre das 18h30 às 21h e todas as apresentações serão gravadas e disponibilizadas na internet para quiser assistir posteriormente.
Deixe o seu comentário