Gabinete Itinerante ouve e atende moradores de Lagoa Seca II

terça-feira, 20 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gabinete Itinerante ouve e atende moradores de Lagoa Seca II
Gabinete Itinerante ouve e atende moradores de Lagoa Seca II

(Secom) Na manhã de quarta-feira, 14 de março, o prefeito Sérgio Xavier levou o Gabinete Itinerante à comunidade Casas Populares, na Lagoa Seca II. O objetivo da visita foi verificar as obras de recapeamento realizadas na rua principal e coletar outras demandas da localidade, a serem também sanadas em pouco tempo.

Batizado de Gabinete Itinerante, e criado pelo prefeito Sérgio Xavier assim que assumiu a prefeitura no final do ano passado, o novo grupo de trabalho tem atuado de forma rotineira e efetiva nos vários bairros e distritos de Nova Friburgo. Com a proposta de sair do gabinete convencional, fechado e para algumas pessoas até inacessível, o Gabinete Itinerante do atual prefeito é exatamente o contrário. Ele segue pelas ruas da cidade, sempre com a presença do prefeito, e com a missão de ouvir as principais solicitações da população. Depois de conhecidas e decididas as prioridades, é feita a análise orçamentária e averiguada a possibilidade das obras ou benfeitorias.

Logo em seguida, junto com o secretariado e um grupo técnico, o Gabinete Itinerante parte para a solução do problema, isso por meio das secretarias municipais, sempre com a coordenação direta do prefeito Sérgio Xavier. Após isso, o Gabinete Itinerante retorna à comunidade ou ao bairro para checar a qualidade das obras, verifica se a população local ficou satisfeita e são coletadas novas demandas a serem sanadas.

Segundo a moradora Ângela Maria Castro, da comunidade Casas Populares na Lagoa Seca II, a Rua Maestro Joaquim Naegele estava bem problemática antes da obra de recapeamento, realizada pela Secretaria Municipal de Obras. “A pavimentação da rua durou apenas 10 dias para ficar pronta, foi rápido e facilitou muito a nossa vida. Não tinha calçada, e havia muitos buracos, quase houve atropelamento de crianças porque os carros tinham que desviar dos buracos. Foi uma bênção esse prefeito ter feito isso por nós”, comemorou a moradora.

Para o prefeito Sérgio Xavier, isso mostra os resultados positivos do Gabinete Itinerante. “Por isso o Gabinete Itinerante é tão importante, para vermos como ficaram as obras e continuarmos atendendo as demandas da população. Nosso objetivo não é criar falsas expectativas, mas sim realizar, por meio de cronogramas, o que é possível e dentro de prioridades”, destacou o prefeito durante a visita.

A comunidade Casas Populares, que tem como vizinhos o bairro Maria Tereza e o distrito Conselheiro Paulino, ainda tem nome provisório e conta hoje com cerca de 70 casas, em que moram mais de 200 pessoas. Na ocasião da visita do Gabinete Itinerante os moradores fizeram outras solicitações, como os títulos de posse das casas e a regularização do nome da Rua Maestro Joaquim Naegele junto aos Correios. Também foi solicitada ao prefeito uma cobertura para o ponto de ônibus na rua principal, e a construção de uma área de lazer e uma creche para as quase 100 crianças que moram ali.

E assim, as ações e visitas do Gabinete Itinerante são cíclicas, não param, e sempre se renovam por meio das ações, vistorias e encontros com moradores para a coleta de outras demandas para as futuras empreitadas. A novidade desse grupo de trabalho montado pelo prefeito Sérgio Xavier é que a comunidade tem sempre a presença do prefeito, secretários municipais, técnicos do município e equipes de trabalho. Dessa forma, explica o prefeito Sérgio Xavier, a população é atendida, fica satisfeita e se sente efetivamente apoiada.

 

Falta do título de posse das casas preocupa moradores

O maior problema vivido hoje pelos moradores do lugar conhecido como Casas Populares, em Lagoa Seca II, é a falta do título de posse das casas. Os moradores vivem na localidade desde 2007, quando perderam suas casas em Riograndina devido às chuvas. Na época, o governo municipal entregou as casas com a promessa de emitir o título de posse; contudo, isso nunca aconteceu.

Para a moradora Ângela Maria, a situação é muito preocupante. “Nós ganhamos essas casas no mandato do prefeito anterior, só que não somos proprietários, temos apenas a permissão. Prometeram a documentação definitiva, mas não saiu”, desabafou a moradora, durante a inspeção de trabalho do Gabinete Itinerante. 

 O prefeito Sérgio Xavier, durante a visita, conheceu de perto a realidade vivida por essas pessoas, e já agendou providências. “Aqui foi feita a pavimentação asfáltica, que era a primeira reivindicação. A segunda é o título de posse, em que as pessoas estão morando aqui desde 2007 e até hoje não têm a documentação definitiva, apenas a provisória. E esse documento não é garantia para o futuro dessas pessoas. É imprescindível que essa documentação fique pronta logo. Vamos acionar a nossa Procuradoria para vermos toda a viabilidade para darmos essa tranquilidade para essas pessoas o mais rápido possível”, disse o prefeito aos que estavam na visita do Gabinete Itinerante às Casas Populares.

Além do problema de não terem a documentação definitiva das casas, a Rua Maestro Joaquim Naegele, que foi asfaltada nas ações do Gabinete Itinerante e é a principal da localidade, não está registrada junto aos Correios, fato este que ocasiona transtornos aos moradores da localidade. Como a rua não possui CEP (Código de Endereçamento Postal), os Correios deixam as correspondências na parte baixa da comunidade, demorando assim para os moradores terem acesso, correndo ainda o risco de serem extraviadas. 

 Esse problema também será solucionado, como afirmou o prefeito Sérgio Xavier. Ele explicou que é essencial traçar parcerias para resolver demandas como essa e disse já ter conversado com o presidente da Câmara Municipal, Luciano Faria, sobre a comunidade. “É preciso, por meio da parceria com o Legislativo, que seja criado o nome da rua, depois disso, através da Prefeitura, solicitamos a criação do CEP, isso junto aos Correios. Parece uma coisa simples, mas se nós não tomarmos a iniciativa e firmarmos parcerias verídicas, sérias, as coisas continuam iguais. E não queremos isso. Buscamos realizar o que a população indica, dentro é claro, das possibilidades do município”, afirmou o prefeito Sérgio Xavier, seguindo para mais uma visita do Gabinete Itinerante, ao Loteamento Maias, em Conselheiro Paulino, que também teve obras realizadas e serão vistoriadas por ele e equipe. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade