Futmesa: AFFM Friburguense é tetracampeã estadual; NFFC é vice nacional

Botonistas de diferentes idades mantêm cada vez mais viva a chama do esporte: equipes friburguenses se destacam
terça-feira, 07 de agosto de 2018
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
 AFFM Friburguense volta a conquistar o campeonato Estadual de Futebol de Mesa
AFFM Friburguense volta a conquistar o campeonato Estadual de Futebol de Mesa

Se há uma cidade que preserva a tradição do futebol de mesa, modalidade esportiva que cativa as mais diversas gerações, ela é Nova Friburgo. Não só preserva, como também incentiva e revela inúmeros talentos. Prova disso são as conquistas recentes da AFFM Friburguense e do Nova Friburgo Futebol Clube, a níveis estadual e nacional. Botonistas de diferentes idades mantêm cada vez mais viva a chama do Futmesa, e ajudam a levar o nome do município aos mais diversos cantos do país através do esporte.

Nos últimos anos, a modalidade Bola 12 Toques no Rio de Janeiro sempre conta com uma parte do seu protagonismo em azul, vermelho e branco. E este ano, foi essa combinação que coloriu o lugar mais alto do pódio do Campeonato Estadual de Pastilha, pela quarta vez. A competição foi realizada no último final de semana de julho, na sala da Divisão de Futebol de Mesa do Vasco da Gama, em São Januário, nas categorias Individual e Interclubes. Vinte atletas de cinco clubes participaram do campeonato individual.

Na decisão, Marcus Vinicius, vitorioso e experiente atleta do Friburguense, e Abel Cêpa, do Vasco, se enfrentaram em grande jogo. Marquinhos, no entanto, faturou o título e ampliou a galeria de conquistas, não só pessoal, como também do Friburguense. Completaram o pódio os atletas vascaínos Igor, em 3º, e Marco Antônio, em 4º. Diogo, também do Friburguense, foi o 5º colocado, seguido por Paulo Costa (Vasco), Felipinho (Vasco) e o também atleta do Tricolor da Serra Pablo, em 8º lugar.

Logo após o individual, foi a vez do campeonato por equipes, onde três delas se enfrentaram em sistema de pontos corridos. Após intensa disputa, a equipe do Friburguense, formada por Diogo, Marcus Vinicius, Pablo e Pirica conquistou o seu quarto título. Completando o pódio, Vasco em 2º e Bangu em 3º.

No último final de semana, o Nova Friburgo Futebol Clube (foto) participou da 10ª edição do Campeonato Brasileiro por Equipes, na modalidade Dadinho, e fez história. Mesmo com uma equipe reduzida e desfalcada de alguns de seus principais atletas, o clube verde e rubro alcançou o vice campeonato Brasileiro da série Bronze.

A competição foi realizada na sede do Fluminense Football Club, no Rio de Janeiro, nos dias 04 e 05. Ao todo, foram 32 equipes participantes, representando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco.

“Nossa equipe já tem um histórico de conquistas nessa competição. Em 2015, nós fomos campeões da série Prata, e em 2016 conseguimos ser a segunda melhor equipe de fora do Rio de Janeiro. No ano passado, nós fomos vice campeões da Prata”, destaca Jonas Kojala, botonista e um dos responsáveis pela equipe do Nova Friburgo.

Na primeira fase, a equipe friburguense, formada por Jonas Kojala, Fábio Freitas, Franco Fernandes e Andre Leal, ficou por apenas um ponto de conseguir avançar à série Ouro, a principal do evento. Desta forma, restou a disputa da série Bronze, onde o Nova Friburgo brilhou ao alcançar a 2ª colocação. O detalhe é que a pontuação foi de campeão, mas houve desvantagem no critério de desempate. O verde rubro fez os mesmos 15 pontos do Vasco da Gama, mas perdeu no saldo de gols.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futmesa
Publicidade