Com a receita em mãos, Maria Helena de Oliveira esteve no fim da manhã desta quinta-feira, 15, no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, para buscar medicamentos, mas não conseguiu porque a farmácia estava fechada. Na parede, o aviso de que o atendimento estava suspenso por motivo de furto no local.
“É inacreditável que a farmácia tenha sido furtada. Tenho vir aqui pegar, uma vez por mês, dois remédios controlados. Tenho que tomá-los de manhã e à noite. E, agora, quando vão voltar a entregar os medicamentos?”, questionou a idosa.
Na fila, um homem aguardava ser chamado para pegar insulina para a esposa. Com uma caixa pequena de isopor nas mãos, ele não havia lido o aviso afixado na janela do balcão de entregas da farmácia. “Furtaram? Minha esposa está sem insulina. Acabou. Como vamos fazer”?, questionou ele sem se identificar.
A farmácia do posto do Suspiro foi invadida na noite desta quarta-feira, 14, disse o novo diretor da unidade, Rodrigo Nicolau. Segundo ele, o guarda municipal que vigia o posto contou que saiu para jantar e, quando retornou, por volta das 22h30, constatou, ao fazer a ronda, que a farmácia havia sido arrombada.
“Estamos fazendo o levantamento dos medicamentos que foram levados. Muitos remédios são controlados. Teve muito vandalismo também. Quebraram impressora, computador. Levaram mouse, teclado, tomada, telefone, carimbos. Documentos foram molhados com Guaravita”, disse Nicolau.
A farmácia continha medicamentos fornecidos gratuitamente aos pacientes pelo município e também remédios controlados supridos pelo estado. Rodrigo disse nesta quinta-feira, 15, que pretendia concluir levantamento do que foi furtado para registro do caso na 151ª DP. Policiais civis estiveram no posto mais cedo, mas não realizaram perícia porque o local havia sido alterado após o furto.
Em nota, a Prefeitura informou no fim da tarde que foram furtados cerca de 20 mil comprimidos, incluindo medicamentos controlados, de uso contínuo. Segundo a nota, foram furtados também mouses, um teclado, um nobreak, um telefone sem fio e até canetas. A Secretaria municipal de Saúde já está planejando a reposição dos remédios e a farmácia reabre nesta sexta-feira, 16.
Deixe o seu comentário