Gilmar Marques
Fundador da tradicional Romaria Montada de São Sebastião, Carlos Elias dos Santos Curty, que todo ano sai a cavalo de Barra Mansa, no Sul do estado do Rio de Janeiro, com destino a São Sebastião do Paraíba, quarto distrito de Cantagalo, durante os festejos do padroeiro católico do distrito, São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro, cumpriu o trajeto, este ano, pela 17ª vez, e com uma novidade: o lançamento do livro “Diário de um Romeiro”, que retrata uma romaria montada realizada em 2004 entre Barra Mansa e Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo.
Recebido com as honras de um escritor na comunidade, que já o esperava, como todos os anos, acompanhado de vários cavaleiros, Carlos Elias Curty, que nasceu em São Sebastião do Paraíba, em 1953, encontrou um cantinho especial, um verdadeiro espaço cultural, para autografar sua obra, preparado pela Secretariamunicipal de Cultura, domingo passado, 20 de janeiro. Acompanhado do secretário Gildomar Bard da Silveira; do assessor de Cultura, Eli Amaral Júnior; e da assessora Cristiane Robadey, o autor recebeu os leitores ali mesmo, no coreto da Praça Antônio Manoel de Paula Filho (Totonho de Paula), no centro do distrito. No palco, durante a festa, o secretário Gildomar Bard da Silveira também leu a biografia do autor, que se emociona todo ano ao chegar ao local onde nasceu com a romaria.
De acordo com Carlos Elias Curty, no dia 11 de janeiro os cavaleiros recebem a bênção, na Igreja Matriz de Barra Mansa, e iniciam o percurso, que dura dez dias. É normal a romaria montada sair de Barra Mansa com cerca de 20 integrantes e chegar em São Sebastião do Paraíba com até 250 cavaleiros (o número varia ano a ano).
Na chegada, em 20 de janeiro, os romeiros são recepcionados com água benta e participam da festa do padroeiro da comunidade. Os romeiros, por onde passam, realizam palestras sobre diversos assuntos, como combate às drogas e preservação do meio ambiente. Este ano, na chegada dos “cavaleiros de fé”, como também são chamados pela comunidade, a romaria foi acompanhada pela banda de música Lira São Jorge, da cidade de Carmo, que também participava do evento.
Deixe o seu comentário