(SECOM) - O Posto de Saúde do Cordoeira recebeu no último dia 16 a visita de uma equipe da Fiocruz. Os profissionais estiveram presentes na unidade para incrementar um momento realizado para os pacientes que têm hipertensão e diabetes e que são tratados pelo Hiperdia. Doutora Rita Brás, da vice-presidência da Atenção e Promoção da Saúde, diz que o objetivo da vinda ao município é oferecer apoio as pessoas em situação de fragilidade.
A assistente social Sonia Moreira disse que a integração entre o social e a saúde é muito importante para contribuir na diminuição da fragilidade humana. “Estamos empenhando nosso trabalho na Região Serrana. Trouxemos material para ensinarmos as mulheres a fazerem fuxico. Assim elas podem gerar mais uma renda o que facilita na compra de alimentos nutritivos”, diz Sonia ao explicar o porquê de se trabalhar o social com a saúde.
O evento foi aberto com a palestra da coordenadora do Hiperdia, Ana Sancho, que falou sobre os problemas do pé diabético. Durante a manhã, a enfermeira orientou os presentes sobre a importância de se manter o pé em constante cuidado. “Um dos grandes desafios dos diabéticos é cuidar de seus pés. Esses pacientes geralmente têm mais dificuldades de cicatrização de feridas e se não cuidada adequadamente corre risco de amputação”, diz Ana.
Antes da fala da equipe da Fiocruz, os pacientes tomaram um café da manhã com pão, queijo, frutas e chá.
Como cuidar do pé diabético:
# CONTROLE DA GLICEMIA
# HIGIENE DIÁRIA DOS PÉS E OBSERVAÇÃO COM AJUDA DE UM ESPELHO
# USO DE CREME HIDRATANTE; NÃO UTILIZAR TALCO
# NÃO CORTAR CALOS
# CORTAR AS UNHAS RETAS E, A SEGUIR, LIXA-LAS, NÃO TIRAR CUTÍCULA
#CALÇADO FECHADO E CONFORTÁVEL, PREFIRA MEIAS DE ALGODÃO
#CONTROLE DO PESO
# EVITE O CIGARRO E BEBIDAS ALCOÓLICAS
# REALIZE EXERCÍCIO FÍSICO MODERADO
# MANTENHA DIETA ADEQUADA
# DÚVIDAS? TIRE COM UM PROFISSIONAL DE SAÚDE
Deixe o seu comentário