Fundação Leão XIII reúne centenas de pessoas para exames do Projeto Novo Olhar

sexta-feira, 13 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

Na última quarta-feira, 11, o movimento foi grande durante todo o dia na 5ª Igreja Assembleia de Deus, situada na Via Expressa, em Olaria, em função de um mutirão para exames de vista das pessoas cadastradas no Projeto Novo Olhar, do governo estadual, através da Fundação Leão XIII. O coordenador da base Nova Friburgo da instituição, Márcio Tostes, disse que 900 pessoas foram atendidas. Passaram pelo exame de vista e, conforme o caso, foram encaminhadas para escolha dos óculos ou para cirurgia de catarata.

O Projeto Novo Olhar fez o cadastramento de pessoas sem recursos — de renda familiar até dois salários mínimos, acima de 45 anos — no mês de junho de 2010, em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. A base de Nova Friburgo incluiu os municípios de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras e Sumidouro. Inicialmente os exames de vista estavam previstos para o mês de outubro, mas, devido às eleições, foram adiados e somente agora realizados.

Os cadastrados de Nova Friburgo foram atendidos pela manhã, e os dos demais municípios, à tarde, obedecendo a uma organização primorosa da equipe da Fundação Leão XIII. As pessoas indicadas para óculos podiam escolher até os modelos, e os que farão a cirurgia de catarata já faziam um exame pré-operatório, como verificação da pressão arterial, de sangue e eletrocardiograma. Segundo Tostes, os óculos devem ser entregues em 30 dias e as cirurgias de catarata deverão ser feitas entre 30 e 45 dias, ou em Nova Friburgo ou em outra cidade, para onde os cadastrados deverão ser encaminhados. Detalhe: os óculos e as cirurgias serão bancadas pelo governo estadual, através da Fundação Leão XIII.

O MUTIRÃO – A equipe da Fundação Leão XIII atuou no mutirão de quarta-feira com 15 servidores, junto a quatro médicos oculistas e mais 13 servidores do Hospital Oftalmológico Santa Clara (Hosc), da cidade de Mendes. O coordenador da equipe de profissionais foi o médico oftalmologista Daniel Teixeira Ribeiro.

O trabalho dos profissionais no Projeto Novo Olhar da Fundação Leão XIII teve início no dia 30 de abril passado, na Região Noroeste do estado. Na Região Serrana já passaram por Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Santa Maria Madalena e Cordeiro, até chegarem a Nova Friburgo na quarta-feira. No dia seguinte seguiram para Três Rios.

Márcio Tostes lembra que no ano passado a Fundação Leão XIII atendeu a 300 pessoas em Nova Friburgo. Este ano passaram de 400. Ele faz um agradecimento especial ao pastor Edney Schuindt, pela cessão do salão da 5ª Igreja Assembleia de Deus para o trabalho do mutirão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade