Fundação Leão XIII disponibilizará cirurgias de catarata

Projeto Novo Olhar atenderá em Nova Friburgo 116 pessoas com 40 anos ou mais e renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos. O mesmo número de pares de óculos será distribuído
quarta-feira, 10 de julho de 2013
por Márcio Madeira

O Projeto Novo Olhar, que em 2009 e 2010 propiciou cirurgias de catarata gratuitas e distribuiu óculos a um grande número de pessoas, está de volta a Nova Friburgo. Entre estes dias 10 e 19, das 9h às 16h, a Fundação Leão XIII fará o cadastro de 116 pacientes da cidade, além de outros 30 residentes em cada um dos seguintes municípios: Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Morais, Santa Maria Madalena, Carmo, Duas Barras e Sumidouro. Paralelamente, a Fundação também fará a distribuição do mesmo número de pares de óculos a pacientes que levarem receita oftalmológica.

Para ter direito ao auxílio, os interessados devem ter 40 anos de idade ou mais e comprovar renda familiar que não supere dois salários mínimos. Também é preciso levar cópia de identidade, CPF e comprovante de residência. A partir do cadastro será iniciado um processo de triagem e os selecionados para as cirurgias serão examinados de acordo com os procedimentos pré-operatórios.

Para os interessados em receber os óculos, os exames são substituídos pela apresentação, no momento do cadastro, da receita oftalmológica que indique as especificações das lentes. "Vale frisar que o projeto se refere a 116 pares de óculos, e não a 116 pessoas”, explica Márcio Tostes, coordenador regional da Fundação Leão XIII. "Assim, se algum paciente necessitar de mais de um par de óculos, ele terá todas as suas necessidades atendidas.”

A Fundação Leão XIII é uma autarquia do governo estadual, sem fins lucrativos, que atua no auxílio à população carente há aproximadamente 30 anos. Entre suas principais atividades está o projeto desenvolvido em parceria com o Detran, que dá gratuidade na emissão de 2ª via da identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito, para pessoas de baixa renda. A Fundação trabalha também com o Vale Social, fornecendo o RioCard a quem está em tratamento no Instituto Nacional do Câncer (Inca), ou sofra de doença crônica, deficiência física, mental, visual ou auditiva.

A Fundação Leão XII funciona no antigo posto de saúde da Rua Augusto Cardoso 62, Centro, e as inscrições podem ser feitas das 9h às 16h. O telefone para outras informações é 2521-8777.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade