Fundação lança livro sobre a história de Nova Friburgo

Obra também terá versões digital e simplificada para a rede municipal de ensino
sábado, 19 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O prefeito Renato Bravo e a primeira dama Cristina Bravo, entre Júlio Cordeiro, da Acianf, Vanessa Melnixenco, Luiz Fernando Folly e Roosevelt Concy, presidente do Country, na cerimônia de lançamento do livro (Fotos: Daniel Marcus/ PMNF)
O prefeito Renato Bravo e a primeira dama Cristina Bravo, entre Júlio Cordeiro, da Acianf, Vanessa Melnixenco, Luiz Fernando Folly e Roosevelt Concy, presidente do Country, na cerimônia de lançamento do livro (Fotos: Daniel Marcus/ PMNF)

A última terça-feira, 15, véspera do bicentenário de Nova Friburgo, também contou com um momento marcante para o município. A Casa do Barão, no Country Clube, sediou o lançamento do livro comemorativo dos 200 anos. A obra, responsável por contar a história do município, foi elaborada pela Fundação Dom João VI e financiada pela Lei Roaunet. Com uma tiragem de três mil exemplares, o livro também tem tradução em francês.

Além do prefeito Renato Bravo e da primeira-dama Cristina Bravo, o evento ainda contou com a presença de membros da sociedade civil, representantes políticos, das colônias suíça e portuguesa, entre outros. "Esse livro é a concretização da lembrança que buscamos deixar para a cultura friburguense e que, sem dúvida, ganha uma projeção nacional por contar com o apoio da Lei Roaunet. Um belo trabalho que mostra a evolução urbana de Nova Friburgo e o trabalho das nossas gerações", afirmou o prefeito.

"Esse é um momento de abraçarmos a nossa querida bicentenária Nova Friburgo, uma cidade que vence os desafios pela força de seu povo. E lançar esse livro é a realização de mais um sonho, por deixar como legado esse registro de trajetória histórica e rica em conteúdo", acrescentou a primeira-dama e coordenadora do Comitê 200 Anos, Cristina Bravo.

A escritora e historiadora, Vanessa Melnixenco, disse estar lisonjeada por ter sido escolhida, entre tantos outros historiadores e escritores, para participar do trabalho. "Esse é um grande presente que estamos deixando a toda população friburguense. Será de grande valia para estudantes, pesquisadores e demais interessados", salientou.

Com prazo de seis meses para a elaboração do livro, a Fundação Dom João VI montou uma força-tarefa para produzir o conteúdo e editoração. Segundo o presidente da instituição, Luiz Fernando Folly, muito em breve o material será lançado na esfera digital e será disponibilizado aos estudantes da rede municipal de ensino e ao público em geral. "Estou muito realizado e emocionado por fazer parte desse projeto desafiador. Futuramente, também será disponibilizada uma versão impressa dele para as escolas. Será um excelente material de pesquisa e conteúdo", observou Folly.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade