(SECOM) - No último sábado, 30, a Fundação Municipal de Saúde, através da Coordenação de Alimentação e Nutrição, participou de uma reunião ampliada sobre alimentação saudável. O evento fez parte da primeira fase do congresso que acontecerá ainda este ano em Salvador, Bahia. Organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Consea de Nova Friburgo, o encontro alcançou propostas importantes para a cidade. A reunião foi aberta pela presidente do conselho, professora Laura Mury, que levou a assembleia a refletir sobre os “Avanços, Ameaças e Perspectivas para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Segura”.
Segundo Marise Costa Machado, coordenadora da Vigilância Alimentar, a reunião ampliada teve um resultado positivo em relação ao município, pois dela saíram propostas para avanços na questão da alimentação saudável em Nova Friburgo. “Fizemos várias reflexões e debates sobre temas importantes de onde tiramos propostas de ações municipais”, diz a nutricionista. Marise ainda conta que as propostas de ações locais poderão elaborar um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional através de um diagnóstico das pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
No plano, haverá pontos que levarão o município a ter um maior empenho no controle e informação sobre utilização de agrotóxicos junto aos agricultores, fortalecimento e simplificação das políticas de intersetorialidade para melhor desempenho do Programa de Aquisição Antecipada de Alimentos (PAA) e a criação no Legislativo local da Comissão de Segurança Alimentar para o fortalecimento das leis que se façam necessárias para a concretização das ações de segurança alimentar e nutricional no município, entre outros temas abordados.
Deixe o seu comentário