Fundação de Saúde é referência regional em tomografia

quinta-feira, 11 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Fazer uma tomografia pelo SUS de Nova Friburgo não é complicado. O trabalho, que é desenvolvido no município desde 1989, é referência na região — por atender também cidades vizinhas como Bom Jardim, Duas Barras, Cantagalo e Cordeiro. Ao ser atendido por um médico da rede, no Hospital Municipal Raul Sertã, o paciente já sai com o pedido encaminhado para o exame. O segundo passo é ter a autorização no Departamento de Tratamento Fora Domicílio (TFD), que liberará o usuário para marcar a tomografia na própria sede do convênio. O ambulatório de atendimento para a tomografia fica no próprio pátio do Hospital Municipal o que facilita o acesso para a autorização no TFD e a marcação do exame.

 Entre a consulta médica e o exame tomográfico o paciente espera no máximo uma semana. Quem nos conta é o doutor João Luiz Machado, que participou desde o início do projeto. “Tentamos agilizar ao máximo os exames. Em casos mais urgentes, atendemos na mesma hora. Para isso nossos profissionais ficam 24 horas a disposição”, diz o médico.

 O equipamento de tomografia foi danificado após a tragédia de janeiro, mesmo assim a fundação não deixou de atender aos pacientes com exames marcados. A empresa responsável atendeu em outra unidade todos que já estavam agendados e, também, as que precisaram posteriormente do exame. “Ninguém ficou sem atendimento e rapidamente compramos outro equipamento”, diz doutor João Luiz. A Fundação Municipal de Saúde participou da inauguração do novo tomógrafo em maio e atende mensalmente cerca de 300 pessoas mensalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade