Fundação de Saúde distribui filtros às famílias atingidas pela tragédia

terça-feira, 26 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

SECOM - A Vigilância Ambiental desenvolve há nove anos um Programa de Monitoramento da Qualidade da Água de Consumo Humano. Após a tragédia, que atingiu fortemente alguns bairros de Nova Friburgo, o Programa esteve com sua equipe técnica avaliando a qualidade da água das nascentes, poços e reservatórios destas localidades. Segundo Neuza Schuenck, coordenadora do programa, as famílias que sofreram com a tragédia certamente passariam a utilizar água não potável. “Foi a partir da investigação que fizemos naquele momento que avaliamos a necessidade de fornecer filtros de barros a nossa população”, diz Neuza.

A chefe da Vigilância Ambiental  solicitou à Secretaria Estadual de Saúde a doação de filtros e, em maio, 500 deles foram entregues à Fundação. “Foi uma vitória para Nova Friburgo. Pela primeira vez na história da cidade conseguimos distribuir filtros à população após uma enchente”, diz Leila. Cerca de cem famílias já foram beneficiadas entre os bairros do Lazareto e Córrego Dantas. Alcides Silva, morador do Lazareto, que ainda mora na casa de sua prima por falta de imóvel para alugar, disse que agora ficará mais tranquilo com esta doação. “O pessoal que monitora a água me entregou o filtro de barro e disse que eu poderia ficar tranquilo, porque são os melhores do mundo na qualidade da água”, disse Alcides.

A equipe técnica do programa visita mensalmente todas as Estações de Tratamento de Água (ETA) da cidade, visando à avaliação da qualidade da água para o consumo humano. “É um trabalho de Vigilância em Saúde que afeta diretamente a qualidade da saúde dos friburguenses”, relata Neuza.

Leila Demani acredita que em breve todos os filtros serão distribuídos à população e um novo pedido será feito ao Estado. “São mais de 700 pessoas em nossos cadastros. Precisamos beneficiar todos eles”, diz a coordenadora. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade