Todo o glamour da maria-fumaça que encantou gerações, desde sua chegada a Nova Friburgo, em 18 de dezembro de 1873, e também impulsionou o desenvolvimento regional com o escoamento da produção cafeeira, não se resumirá mais apenas à lembrança daqueles que vivenciaram a época de ouro da malha ferroviária brasileira. Quem não presenciou a passagem do trem pelo Centro e as serras de Nova Friburgo, no trajeto de Cantagalo ao Rio de Janeiro, poderá conhecer em breve um pouco da pujança daquela era no museu do trem de Nova Friburgo. Este será o primeiro empreendimento da recém-criada Fundação Cultural Raphael Jaccoud, lançada na manhã de quinta-feira, 8, com solenidade na sede do Grêmio Português. A data foi escolhida pelo fato de se comemorar em 8 de janeiro a elevação de Nova Friburgo de vila a cidade.
A partir desta data a nova fundação, que fora elaborada nos últimos nove meses com orientação da Promotoria Pública de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro, passou a ser monitorada pelo órgão da Justiça e, provavelmente, a partir de setembro deste ano, suas ações passarão a ser fiscalizadas pelo MP. Além de resgatar a memória ferroviária de Nova Friburgo, a Fundação Raphael Jaccoud, presidida pelo empresário Elgimar Taveira Neves, pretende valorizar todo o rico acervo do engenheiro civil – que também atuou como engenheiro ferroviário na época em que serviu o Exército –, pesquisador e historiador Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, falecido em 2007, com o museu Raphael Jaccoud. A instituição reunirá fotos, objetos e muitos documentos que comprovam a rica história de Nova Friburgo. Tudo será catalogado por uma museóloga.
“Quando pedimos autorização à viúva do saudoso Raphael, dona Wanda Jaccoud, presidente de honra da fundação, para usar o nome dele na criação da entidade, soubemos que um dos desejos dele em vida era transformar a própria casa num museu, diante da tamanha riqueza do acervo. Raphael sempre promoveu a história, projetos e ideias, mas seu legado não é tão conhecido da população”, observou Elgimar.
Na solenidade de lançamento da Fundação Raphael Jaccoud, o diretor administrativo da instituição, Marcelo Guedes Seixas, explicou que a fundação, na verdade, virou realidade a partir da ideia de criar um museu do trem, elaborada há cerca de 15 anos por um grupo de ex-ferroviários que organizava exposições com fotos, réplicas e maquinários de trens. O museu do trem terá o nome de Estação João Cardoso, em homenagem a um ex-ferroviário da cidade. “Teremos em Nova Friburgo um referencial cultural e turístico com o museu do trem, que terá até a velha e saudosa maria-fumaça, toda restaurada, mas a Fundação Raphael Jaccoud está sendo criada para participar de muitos outros empreendimentos, além dos museus do trem e Raphael Jaccoud”, destacou Seixas.
Fundação prestará homenagem ao ex-ferroviário João Cardoso
Na solenidade de lançamento da Fundação Raphael Jaccoud o diretor administrativo da instituição, Marcelo Guedes Seixas, explicou que a fundação, na verdade, virou realidade a partir da ideia de criar em Nova Friburgo um museu do trem, elaborado há cerca de 15 anos por um grupo de ex-ferroviários que organizava exposições com fotos, réplicas e maquinários de trens. O museu do trem terá o nome de Estação João Cardoso, em homenagem a um ex-ferroviário da cidade, estimado pelo grupo que organizava as exposições sobre a pujança da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), liderado pelos ex-ferroviários Álvaro Lattanzi Rocha e Carlos Alberto Monnerat.
“Com a Fundação Raphael Jaccoud teremos em Nova Friburgo um referencial cultural e turístico com o museu do trem, que terá até a velha e saudosa maria-fumaça, toda restaurada, mas a fundação está sendo criada para participar de muitos outros empreendimentos, além dos museus do trem e Raphael Jaccoud”, destacou Marcelo Seixas.
Integram com ele também a Fundação Cultural Raphael Jaccoud, todos membros voluntários, Sérgio Seixas, Daniel Rubens Cardoso, Ordilei Alves da Costa, Giovanni Cariello, Jane Ayrão, Antônio Alca, Roberto Vianna, Aécio Alves da Costa, Fernando Guedes Seixas, Léa Cardoso, Luci Cardoso Asth, Licínio Cardoso, João Carlos Asth, Maria Tereza Peixoto, Marcelo Cruz, Adelck Lopes de Almeida, Ivan Mello Kaul, Milton Lopes Pinheiro, Marcelo Erthal e Luiz Gonzaga Venturini.
Deixe o seu comentário