Fundação Abrinq cria “espaços seguros e amigáveis” em unidades

sexta-feira, 22 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Em resposta aos desastres causados pelas chuvas de janeiro, a Fundação Abrinq/Save the Children, através do projeto Espaço Seguro e Amigável (ESA), distribuiu kits com uma quantidade variada de brinquedos e de material pedagógico para escolas designadas, da rede municipal de Nova Friburgo, entre elas a Escola Municipal Ruy Sanglard.

Segundo o coordenador regional da Fundação, Rodrigo d’Almeida, professores de cada escola selecionada participaram dos cursos de formação de monitores para atuar no projeto e estão capacitados para dar início às atividades. As fichas de rotina do espaço, lista de presença e fichas de monitoramento serão enviadas via e-mail. Cabe a cada escola imprimir estas fichas para que sejam usadas diariamente.

”Apesar de o projeto ir somente até o final de julho, continuaremos a monitorar os espaços para alcançar os resultados esperados, por mais tempo. Portanto, peço a todos, estímulo para criarmos estes pilotos de proteção infantil e buscarmos os resultados através das ações e do monitoramento. Usaremos a rede social criada para o projeto emergenciario.ning.com para comunicar e trocar experiências dos outros espaços seguros e ampliar a ação de resposta na Região Serrana”, explicou Rodrigo.

Ainda de acordo com ele, o Espaço Seguro e Amigável na escola é uma grande oportunidade de experimentar uma metodologia de proteção integral da infância visando atender crianças vulneráveis em áreas de risco ambiental ou social. Rodrigo visitou os espaços para conversar sobre as ações em Nova Friburgo e pediu: “Lembrem-se da formação e preparem o espaço e o tempo do ESA de acordo com seus parâmetros”.

A partir de agosto terá início o Programa de Preparação e Prevenção em Emergências, com 15 meses de duração, já apresentado em seminário realizado no sábado, dia 16. “Espero poder auxiliar em tudo que for relacionado aos Espaços Seguros e Amigáveis. Peço que façam contato comigo quando tiverem alguma dúvida através do e-mail emergencia@fundabrinq.org.br ou através da rede social emergenciario.ning.com”, encerrou Rodrigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade