Está na briga
Frizão vence Americano, em Campos, com gol do artilheiro Rômulo e segue na disputa por vaga nas semifinais da Taça Guanabara
Leonardo Lima
Após um lance confuso aos 30 minutos do 2º tempo na partida entre Friburguense e Boavista, na noite última quarta-feira, o árbitro Leonardo de Castro Moreira aplicou um cartão amarelo no atacante Rômulo. A advertência era a terceira do jogador neste Campeonato Carioca, o que implicava suspensão automática no próximo duelo do clube, contra o Americano. Quando todos no clube já lamentavam a ausência do artilheiro da competição, eis que a súmula do último jogo é conferida e nela se constata que Leonardo esqueceu de anotar a advertência de Rômulo. Resultado: o camisa 9 do tricolor da Serra estava livre para enfrentar a equipe de Campos. Rômulo foi a campo, marcou o gol da vitória e colocou o Frizão definitivamente na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara.
Com o triunfo no Estádio Godofredo Cruz, o Friburguense passou à quarta colocação do Grupo B, com 10 pontos. Para se classificar, a equipe tem que vencer o Volta Redonda no próximo sábado, na Cidade do Aço, e torcer para que o Boavista não derrote o Vasco e o Fluminense tropece em um de seus dois jogos restantes, contra Americano e Bangu. Já a equipe campista segue na sétima colocação da chave com apenas 4 pontos e está eliminada.
O JOGO – Precisando de uma vitória para seguir com chances de classificação, o Americano partiu para cima logo no início, explorando o lado esquerdo de ataque com Pachola e Hugo. Aos 26 minutos, o Friburguense perdeu o capitão Cadão com uma lesão na costela. Evair entrou em seu lugar. O Tricolor da Serra assustou com chute de Jorge Luiz, defendido por Erivélton. A resposta veio com finalização de Diego, que parou nas mãos de Marcos. Aos 36 minutos, após cruzamento de Jorge Luiz, Ziquinha desviou e a bola sobrou para Rômulo que, com muita categoria, bateu no canto: 1 a 0 Fri. Sétimo gol do atacante tricolor, artilheiro isolado da competição.
A etapa final começou da mesma forma que a primeira, com os donos da casa saindo mais para o jogo. Em cobrança de falta, Pachola ameaçou o gol de Marcos por duas vezes. Em seguida, Lucas quase ampliou com bola que passou rente ao travessão. Após outra boa cobrança de falta de Pachola, Marcos salvou o Friburguense. Aos 35 minutos, Ricardinho partiu em velocidade, passou por Ricardo Braz, driblou o goleiro Erivélton mas parou no zagueiro Adalberto. Nos minutos finais, restou ao Tricolor da Serra cadenciar o jogo, segurar o resultado e se manter vivo na disputa do primeiro turno.
JUNIORES – E o sábado foi mesmo do Tricolor da Serra. Além da vitória dos profissionais, os garotos do Frizão bateram o Americano por 3 a 2, de virada, na partida preliminar, válida pelo Campeonato Carioca de Juniores. Os gols do Friburguense foram marcados por Douglas Tardin, Conrado e Heitor. Esta foi a primeira vitória da equipe comandada pelo técnico Robinho na competição.
Resultados da Rodada:
11/02 – 17h - Boavista 4 x 2 Bangu, Eucyr Resende
11/02 – 17h - Americano 0 x 1 Friburguense, Godofredo Cruz
11/02 – 17h - Botafogo 4 x 1 Bonsucesso, Engenhão
11/02 – 17h - Olaria 0 x 1 Macaé, Bariri
12/02 – 17h - Resende 2 x 1 Madureira, Estádio do Trabalhador
12/02 – 17h - Flamengo 2 x 0 Nova Iguaçu, Cláudio Moacyr
12/02 – 17h - Duque de Caxias 1 x 3 Volta Redonda, Édson Passos
12/02 – 19h30 - Vasco 2 x 1 Fluminense, Engenhão
Americano 0 X 1 Friburguense
Erivélton Marcos
.................................................................................................................
Adalberto Sérgio Gomes
Rhayne Cadão (Evair)
Ricardo Braz Diego Guerra
Flavinho
...............................................................................................................
Alex (Tardelly) Bidu
Caetano Lucas
Paulo Vítor (Paulinho) Marcelo (Elan)
Wanderson (Marcos Felipe) Jorge Luiz
Pachola
...........................................................................................................
Hugo Ziquinha (Ricardinho)
Diego Rômulo
.................................................................................................................
Técnico: Luís Antônio Zaluar Técnico: Gérson Andreotti
Ficha Técnica:
11/02/12 – 17h – Taça Guanabara 6ª rodada
Estádio Godofredo Cruz
Renda R$ 3.030,00
Público pagante: 233 (359 presentes)
Árbitro: Agnaldo Xavier Farias
Auxiliares: Igor de Aquino Mattos e Carlos Henrique Alves
Gol: Rômulo, 36`/1ºT
Classificação:
Grupo A:
1) Resende 12 pts
2) Botafogo 12 pts
3) Flamengo 12 pts
4) Macaé 8 pts
5) Nova Iguaçu 8 pts
6) Bonsucesso 5 pts
7) Madureira 4 pts
8) Olaria 4 pts
Grupo B:
1) Vasco 15 pts
2) Boavista 11 pts
3) Volta Redonda 10 pts
4) Friburguense 10 pts
5) Fluminense 7 pts
6) Duque de Caxias 5 pts
7) Americano 4 pts
8) Bangu 0 pts
Um espaço para resgatar a
prática esportiva em Nova Friburgo
SEF inaugura quadra poliesportiva e parquinho infantil em cerimônia prestigiada por sócios, autoridades e antigos jogadores
Leonardo Lima
A concretização de um sonho. Assim o empresário Toni Ventura define a inauguração da quadra poliesportiva e do parquinho infantil da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), realizada na manhã do domingo, 12. “É um anseio antigo nosso. No ano de 2000 esse projeto quase foi concretizado, mas não foi possível. Agora, finalmente conseguimos. Através das empresas Ventura Broker, Ventura Star Serra e Ventura Chocolates, além do apoio da Pedrinco S.A. e da Rezende Construção, o sonho virou realidade”, disse o idealizador das obras, assinadas pelo arquiteto Carlos Gustavo Alvarez e que tiveram um custo total avaliado em torno de R$ 143 mil.
Segundo Toni Ventura, o novo espaço representa um marco no cenário esportivo municipal. “Vamos reerguer os esportes de quadra em Nova Friburgo, principalmente o basquetebol, que foi uma modalidade muito marcante na cidade nas décadas de 50 e 60. Além de atrairmos novos associados para o clube, vamos sediar jogos e competições, como o Intercolegial que se será disputado a partir de abril”, adianta. Ele revela que todo apoio prestado à SEF é uma retribuição de todos os momentos que a instituição lhe proporcionou. “Dos 5 aos 11 anos eu morei onde hoje funciona a secretaria do clube. Não era sócio, mas tinha acesso a todas as dependências. Aprendi a gostar de basquete aqui. Portanto, isso é um reconhecimento por tudo que eu já recebi”, ressalta o idealizador da quadra que levará seu nome através de homenagem do clube.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas Gerasimi Bosikis, o Grego, atual presidente da Associação de Basquete Sul-Americana (Abasu). “Cinquenta anos depois estou de volta ao clube onde dei meus primeiros arremessos. Temos muito o que fazer para esta cidade voltar a sorrir como antes, é um caminho difícil. Mas um desses caminhos menos tortuosos é através do esporte, e do basquete em particular. O Toni Ventura sabe desse nosso desejo de transformar Nova Friburgo na cidade do basquete”, disse. Já o prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, garantiu que a Prefeitura fará todos os esforços para apoiar a prática esportiva no município. “Essa é uma manhã de muita alegria. Essa quadra não resgata somente o basquete, mas também uma cultura da prática esportiva em Nova Friburgo. É através de iniciativas como essa que o futuro chegará às crianças”, afirmou.
E como não poderia deixar de ser, a bola foi ao alto neste domingo. Antes mesmo da cerimônia inaugural, as equipes infantis do Comary e do Nova Friburgo Country Clube se enfrentaram em uma partida amistosa. Mais tarde, foi a vez do confronto entre dois times juvenis da própria SEF. Em seguida, os veteranos disputaram o jogo mais aguardado, cercado de nostalgia, alegria e muita bola na cesta.
Deixe o seu comentário