O Friburguense amargou a sua primeira derrota no Campeonato Carioca da Série B1, dentro de um cenário típico da competição. Jogo de qualidade técnica baixa, muita luta, gramado ruim e maioria de tentativas pelo alto. O Tricolor da Serra até dominou boa parte do primeiro tempo, mas não conseguiu transformar as oportunidades criadas em gols.
O Serrano foi eficiente, balançou as redes no final do segundo tempo e venceu por 1 a 0 na tarde da última quarta-feira, 5, no estádio Atílio Marotti, em Petrópolis.O Frizão terá o espaço de uma semana até o próximo compromisso pela Série B1. O Tricolor da Serra não joga neste fim de semana, e sim, na próxima quarta-feira, 12, quando recebe o Itaboraí em Nova Friburgo, pela terceira rodada do primeiro turno da competição.
O jogo
Depois do empate com o Duque de Caxias e o adiamento do duelo com o Serrano, Cadão ganhou tempo para trabalhar e um reforço importante para tentar a primeira vitória: o atacante Toshyia foi regularizado pelo clube e entrou em campo em Petrópolis.
Se a atuação do japonês era esperada no Friburguense, a escalação de João Victor no lugar de Dieguinho foi uma surpresa. Usando a camisa sete, o jovem revelado pelo clube dividia, com Jorge Luiz, a responsabilidade de tornar a equipe mais criativa no frio petropolitano, com direito a chuva nos minutos iniciais. Digão também apareceu na esquerda, na vaga de Walace Camilo.
Logo nos primeiros instantes, uma jogada ensaiada e perigo ao gol serranista. Logo depois, Jorge Luiz tentou de longe, mas mandou por cima. Foram duas finalizações em menos de cinco minutos, algo que faltou no jogo de estreia. A velocidade de Toshyia e a marcação no campo de ataque ditaram o ritmo do domínio tricolor.
Aos dez minutos, Rodrigo recuperou a bola e tentou duas vezes, parando em defesas de Lucão. O camisa nove deu trabalho, e tentou marcar em uma cabeçada defendida pelo goleiro. Antes, o Serrano havia chegado com Taffarel, mas sem sucesso.
Com repertório, o Friburguense foi perigoso no campo ofensivo, mas faltou calibrar os pés. Aos 29, Rodrigo teve nova chance, praticamente na marca do pênalti e isolou. Sem conseguir balançar as redes, o Tricolor quase sofreu o gol aos 31, em chute de longe de Renan. A bola desviou no meio do caminho e tocou o travessão de Afonso.
Segundo tempo
Sem alterações nas equipes, mas com modificação no panorama. O Serrano voltou com mais força ofensiva, e conseguiu as melhores jogadas nos minutos iniciais do segundo tempo. Foram vários os cruzamentos para a grande área, mas foi o chute de Wisley que tirou tinta da trave de Afonso aos 13 minutos.vAté a parada técnica, de fato, o Serrano foi melhor que o Tricolor.
Depois de suportar as investidas serranistas, o time comandado por Cadão conseguiu respirar. Com Toshyia e Jorge Luiz, o Friburguense voltou a levar perigo, mas sem exigir de Lucão. Era difícil trocar passes nas condições apresentadas pelo gramado, e o Frizão buscou a bola alta.
Aos 29 minutos, Lucas foi a campo na vaga de Toshyia, mantendo a estrutura tática, mas renovando o fôlego. Entretanto, a equipe da casa insistiu no artifício dos cruzamentos e abriu o placar aos 38 minutos. Marcelo Cabral cobrou falta, Renan antecipou a marcação e marcou o gol.
Ziquinha e Donovan foram as respostas imediatas de Cadão, e o Friburguense se atirou ao ataque nos minutos finais. Bidu tentou de longe, com desvio, para fora. O Tricolor teve uma sequência de escanteios e bolas alçadas à grande área, mas não conseguiu concluir. Ainda sem marcar gols, o Tricolor conheceu o primeiro revés na Série B1 do Carioca.
Ficha Técnica
Serrano 1 x 0 Friburguense
Campeonato Carioca Série B1 2019
Taça Santos Dumont
2ª rodada (1º turno)
Estádio Atílio Marotti, Petrópolis-RJ
Público: 249 pagantes
Renda: R$ 3.470
02/06/2018 – 15h
Árbitro: Wellington Mendonça de Mello
Assistentes: André Roberto Silveira e Ricardo Nogueira
Serrano: Lucão, Elivelton, Ricardo Lucena e Strauber; Marlon, Magdiel, Wisley, Marcelo Cabral e Renan Bernardes (Guga); Romário e Taffarel (Vinícius).
Técnico: Alex Arruda
Friburguense: Afonso, Murillo, Bidu, Júlio César e Digão (Donovan); Damião, Ricardo, João Victor e Jorge Luiz; Toshyia (Lucas) e Rodrigo (Ziquinha).
Técnico: Cadão
2ª rodada - Taça Santos Dumont
Audax 3 x 0 São Gonçalo, EC Moça Bonita
Olaria 1 x 0 Angra dos Reis, Rua Bariri
Goytacaz 2 x 2 Gonçalense, Antônio Medeiros
Artsul 0 x 0 Nova Cidade, Nivaldo Pereira
Campos 1 x 0 Serra Macaense, Ary de Oliveira
Duque de Caxias 0 x 0 Tigres do Brasil, Marrentão
Serrano 1 x 0 Friburguense, Atílio Marotti
Itaboraí 0 x 3 Bonsucesso, Alzirão
12/jun - América x Sampaio Corrêa, Giulite Coutinho
Classificação
Grupo A
1º – Audax, 6 pts
2º - Olaria, 4 pts
3º - América, 3 pts
4º – Gonçalense, 2 pts
5º - Goytacaz, 2 pts
6º – Artsul, 2 pts
7º - Sampaio Corrêa, 1 pt
8º - Nova Cidade, 1 pt
9º – São Gonçalo, 1 pt
10º - Angra dos Reis, 0 pt
Grupo B
1º – Bonsucesso, 6 pts
2º - Campos, 6 pts
3º – Serrano, 3 pts
4º - Duque de Caxias, 2 pts
5º - Barra da Tijuca, 1 pt
6º - Friburguense, 1 pt
7º – Itaboraí, 1 pt
8º - Tigres do Brasil, 1 pt
9º - Serra Macaense, 0 pt
Tabela do Frizão
Taça Santos Dumont
Friburguense 0 x 0 Duque de Caxias, Eduardo Guinle
Serrano 1 x 0 Friburguense, Atílio Marotti
12/jun - Qua - Friburguense x Itaboraí, Eduardo Guinle
15/jun - Sáb - Bonsucesso x Friburguense, a definir
22/jun - Sáb - Barra da Tijuca x Friburguense, a definir
29/jun - Sáb - Friburguense x Tigres, Eduardo Guinle
06/jul - Sáb - Serra Macaense x Friburguense, Moacyrzão
20/jul - Sáb - Campos x Friburguense, Ângelo de Carvalho
Deixe o seu comentário