O primeiro turno passou, e se o Friburguense não conseguiu chegar às semifinais, ao menos ficou a boa impressão deixada pela equipe nas três últimas rodadas. Afinal de contas há toda a Taça Corcovado pela frente, e a real possibilidade de seguir brigando pelo retorno à primeira divisão do futebol do Rio de Janeiro. Com um time mais encaixado, novas peças disponíveis e uma tabela equilibrada, o Tricolor da Serra chega para o segundo turno com expectativas diferentes.
O primeiro desafio será o jogo contra o Sampaio Corrêa neste domingo, 4, às 15h, no Eduardo Guinle. Geralmente realizada aos sábados, a partida em Nova Friburgo teve a data alterada por conta do compromisso do adversário na última quinta-feira, 1º, pela Copa Rio. Os ingressos são vendidos nas bilheterias do estádio, entre R$ 10 e R$ 20. Às 12h45, os juniores das duas equipes se enfrentam.
“Tivemos um início ruim, muito em função da demora para iniciar o trabalho. Esse ano foi totalmente diferente. Começamos a trabalhar no dia 17 de abril, um mês antes da competição. Parece muito tempo, mas entre aplicação de testes, exames e uma série de outras coisas, o tempo se tornou pouco. Essa demora se deve muito a questão financeira, pois existia a possibilidade de assumir um novo grupo, o que não aconteceu. Nos primeiros jogos alguns jogadores que vieram de outras equipes, onde não foram titulares e estavam também um tempo sem jogar, sem ritmo e até sem uma condição física ideal, também atrapalhou”, avalia o gerente de futebol do Friburguense José Siqueira, o Siqueirinha.
Com o passar dos jogos e a melhora da condição física, o entrosamento apareceu. O técnico Cadão promoveu inúmeras alterações na equipe, e nas últimas três rodadas, parece ter encontrado uma base. Duas das três vitórias conquistadas no primeiro turno aconteceram nas rodadas finais, e o Frizão sustenta três partidas de invencibilidade – venceu o Tigres, Serra Macaense e empatou com o Campos.
“O que nos deixa tranquilo é que estamos vendo os jogadores que iniciaram de uma forma e hoje estão totalmente diferentes. É o prenúncio de um segundo turno bem melhor. Temos muito a melhorar, mas acho que estamos em uma crescente e vamos brigar por uma posição para chegar no segundo turno e também ficar entre os melhores no geral. Foram 15 dias e uma mini pré-temporada, onde foi priorizada a parte física, questão tática, acertar aquilo que temos que melhorar. O Sampaio Corrêa venceu três dos últimos quatro jogos e também vai brigar pelo segundo turno”, alerta Siqueira ao analisar o adversário deste domingo.
Busca pelo time ideal
O Friburguense entrou em campo de maneira diferente nas últimas três rodadas da Taça Santos Dumont. E não só em termos de escalação. Se não foi o suficiente para buscar a classificação, a postura, a competitividade e os resultados melhores aumentam a confiança para o segundo turno. Jeffinho e Maycon Douglas ficam à disposição de Cadão, que vai conhecendo as características de cada jogador ao longo da competição.
Outro fator que pode contribuir para o crescimento da equipe é a tabela mais equilibrada na Taça Corcovado. Se na Santos Dumont foram cinco jogos fora e apenas três em casa, no segundo turno o Frizão será mandante cinco vezes e visitante em cinco oportunidades. No Eduardo Guinle, até o momento, são duas vitórias e um empate, com quatro gols marcados e dois sofridos.
Mantendo aproveitamento semelhante em Nova Friburgo na sequência da B1, de 77,8%, o time comandado por Cadão dará um passo importante pela vaga nas semifinais da Taça Corcovado. Sem deixar de olhar com carinho, obviamente, para a classificação geral. O Friburguense é o 11º colocado, com 11 pontos, sete a menos que o vice-líder, América.
“A tabela parece ser bem favorável nesse segundo turno. Temos adversários difíceis fora e alguns que dentro do Eduardo Guinle temos a obrigação de ganhar. Sem querer colocar alguns times abaixo, mas jogos com América e Audax, que são de fora, são sempre muitos disputados e às vezes o fator campo não influencia muito. Já o Nova Cidade, Artsul e o Angra jogando em Nova Friburgo temos a obrigação de vencer”, pontua o dirigente.
Taça Corcovado – 1ª rodada
Neste sábado, 3 – 15h
Barra da Tijuca x São Gonçalo, Conselheiro Galvão
Tigres do Brasil x Gonçalense, Los Lários
Bonsucesso x Nova Cidade, Moça Bonita
Itaboraí x Artsul, Alzirão
Serra Macaense x Angra dos Reis, Antônio Medeiros
Campos x Olaria, Ângelo de Carvalho
Duque de Caxias x Goytacaz, Marrentão
Neste domingo, 4
Serrano x América, Atílio Marotti
Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
Jogos do Frizão
04/ago - 15h - Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
10/ago - 10h - Gonçalense x Friburguense, Alzirão
17/ago - 15h - Friburguense x Nova Cidade, Eduardo Guinle
24/ago - 15h - São Gonçalo x Friburguense, Alzirão
31/ago - 15h - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle
04/set - 15h - Audax x Friburguense, Moça Bonita
07/set - 15h - Friburguense x Angra dos Reis, Eduardo Guinle
11/set - 15h - América x Friburguense, Giulite Coutinho
14/set - 15h - Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
18/set - 15h - Goytacaz x Friburguense, Ary de Oliveira
Deixe o seu comentário