Sobreviver ao campeonato carioca de 2016 é mais do que uma questão de honra. Com a situação financeira praticamente equacionada – embora sem ter ainda a capacidade de realizar grandes investimentos -, o Friburguense viveria um pesadelo em caso de rebaixamento. Sem a cota de televisão, depositada aos clubes que participam da elite estadual, o Tricolor da Serra pode passar por drama semelhante ao vivido depois de 2010. À época, as dívidas aumentaram sem o dinheiro da televisão, e foram necessárias algumas temporadas na elite para regularizar o cenário até então negativo.
Na tarde deste sábado, 16, o Friburguense terá 90 minutos para evitar que a história se repita. De fato, o time comandado por Gerson Andreotti depende apenas das próprias forças. Fora da zona de rebaixamento, basta uma vitória sobre a Portuguesa, às 15h15, no estádio Luso-Brasileiro para espantar de uma vez por todas o fantasma da série B. Em caso de tropeço na Ilha do Governador, ainda há chances de escapar. Para tanto, América e Bonsucesso teriam que perder as respectivas partidas contra Macaé e Tigres.
Se o Frizão for derrotado e ambos empatarem, o triangular da morte desafiará o time de Nova Friburgo pela segunda vez em sua história. Caso perca e América e Bonsucesso vençam, o Tricolor é rebaixado, enquanto os cariocas se enfrentariam em duelo para definir a outra equipe que cairia de divisão.
Há ainda outras duas possibilidades: as vitórias de América e Bonsucesso e as derrotas de Friburguense e Cabofriense rebaixam o Tricolor da Serra e o time da Região dos Lagos. Já uma derrota ou empate do time de Andreotti, um empate da Cabofriense e as vitórias de América e Bonsucesso deixam esses três últimos com oito pontos e na briga contra o rebaixamento no triangular da morte, rebaixando diretamente o Frizão (que permaneceria com seis ou chegaria a sete).
Vitinho e Guerra à disposição
Para fugir de toda essa matemática e sequer pensar em combinações de resultados, o Friburguense precisa apenas vencer a Portuguesa. E o técnico Gerson Andreotti ganha boas notícias para buscar os três pontos: Vitinho e Diego Guerra retornam de suspensão, e desta forma, praticamente todo o elenco fica à disposição do treinador. A única dúvida é o goleiro Afonso, geralmente reserva de Marcos, que ainda se recupera de dengue. O volante Damião, que deixou a partida contra o Macaé lesionado, também deve ser opção no banco de reservas. Isso porque, naturalmente, Vitinho reassumirá a titularidade.
A boa atuação de Bruno ao lado de Cadão na última rodada coloca um ponto de interrogação na cabeça de Andreotti. O bom retorno e a segurança proporcionada diante do Macaé praticamente garantem o capitão tricolor como titular. A dúvida ficará entre Bruno e Diego Guerra. A possibilidade maior é o retorno de Guerra, mas essa opção ainda não foi confirmada pelo comandante tricolor.
Classificação
Taça Rio
1º- Resende, 15 pontos
2º- Tigres, 11 pontos
3º- Macaé, 10 pontos
4º- Portuguesa, 8 pontos
5º- Cabofriense, 7 pontos
6º- Friburguense, 6 pontos
7º- Bonsucesso, 5 pontos
8º- América, 5 pontos
A 7ª rodada
Sábado, 16 - Portuguesa x Friburguense, Luso Brasileiro
Sábado, 16 - Bonsucesso x Tigres, Moça Bonita
Sábado, 16 - Resende x Cabofriense, Trabalhador
Sábado, 16 - Macaé x América, Moacyrzão
Deixe o seu comentário