Uma estreia difícil, complicada, com a cara do que será a Série B1 do Campeonato Carioca. A expulsão de um zagueiro do Duque de Caxias logo no início da partida até poderia indicar algum tipo de vantagem, o que não aconteceu. Pelo contrário. O time visitante se fechou no campo defensivo, marcou com eficiência e o Friburguense pouco conseguiu produzir, apesar das alterações e tentativas do técnico Cadão.
A partida na tarde do último sábado, 25, no Eduardo Guinle, terminou empatada sem gols. Na preliminar, os juniores das duas equipes empataram por 1 a 1. O Friburguense volta a campo no próximo domingo, 2 de junho, quando viajará a Petrópolis para enfrentar o Serrano. O clássico da serra será às 15h, no estádio Atílio Marotti.
A caminhada é longa, mas o primeiro passo é sempre importante. Ele pode pavimentar a trajetória de forma mais suave, ainda mais num turno onde não há muitos jogos para resolver a classificação.
Com essa consciência e a responsabilidade de estrear em casa, o Friburguense apresentou a nova equipe ao torcedor, com rostos conhecidos, jovens valores como Bruno e Júlio César e Dieguinho, Lucas e Rodrigo, dentre os reforços contratados para a temporada. E logo na primeira participação, este último, contratado junto ao Afogados-PE, levou perigo. Jorge Luiz roubou na intermediária e acionou Rodrigo, que bateu cruzado de canhota para grande defesa de Jaime, com a ponta dos dedos.
O cenário parecia conspirar a favor do Friburguense. Logo aos seis minutos, Allan Miguel chegou atrasado na dividida, levantou demais o pé, atingiu Lucas em cheio e levou o vermelho direto. Sem muita opção, Mário Júnior tirou Esquerdinha e colocou um defensor para tentar recompor.
A partir de então, o Tricolor passou a fazer um jogo de paciência, buscando a troca de passes, viradas de jogo e levantamentos à grande área, tentando encontrar os espaços para finalizar. Aos 32 minutos, Lucas tentou de longe, mas mandou por cima. Sem conseguir encontrar espaços, o Tricolor foi para o intervalo sem transformar a superioridade numérica em pressão ou resultado.
Cadão percebeu que o Friburguense precisava fazer algo diferente para envolver o adversário e furar o bloqueio feito com eficiência na primeira etapa. A escolha foi pelo meia Gustavo, na vaga de Murillo, caindo exatamente pelo setor direito.
A partida ficou paralisada por cinco minutos depois de um choque entre Afonso e um atacante do Duque de Caxias, provocando um corte na cabeça do goleiro, que seguiu em campo com uma touca de natação. Sem conseguir mudar o panorama, antes do tempo técnico, o Frizão alterou novamente: Donovan entrou na vaga de Ricardo.
Em um espaço de dois minutos, o Friburguense conseguiu esboçar uma pequena pressão, em trama entre Lucas e Rodrigo e o chute por cima de Dieguinho. Jorge Luiz também tentou de longe, para a defesa de Jaime. O atacante Vinicius foi a cartada final, colocando mais uma referência e força física no comando do ataque.
Na defensiva, o Duque de Caxias marcou com competência, e esperava alguma brecha para tentar o gol. Ele quase aconteceu na jogada individual de Felipe Araújo, que de perna esquerda, acertou a trave de Afonso aos 32 minutos.
A equipe visitante parecia mais à vontade na parte final, e chegou a rondar perigosamente a área tricolor. Aos 47, em meio aos oito de acréscimo, Afonso defendeu um chute de longa distância e a bola ainda tocou a trave antes de sair.
Ficha Técnica:
Friburguense 0 x 0 Duque de Caxias
Campeonato Carioca Série B1 2019
Taça Santos Dumont – 1ª rodada (1º turno)
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ
Público: 462 pagantes / 522 presentes
Renda: R$ 5.040
25/05/2018 – 15h
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves
Assistentes: Thiago dos Santos e Anderson do Nascimento
Friburguense: Afonso, Murillo (Gustavo), Bidu, Júlio César e Ricardo (Donovan); Damião, Wallace Camilo, Dieguinho e Jorge Luiz (Vinícius); Lucas e Rodrigo.
Técnico: Cadão
Duque de Caxias: Jaime, Oziel, Dilsinho, Allan Miguel e Alan Pires; Igor, Romário (Tatá), Darlan e Esquerdinha (Rennã); Felipe Araújo e Charles Chad (Loran).
Técnico: Mário Júnior
Resultados:
Taça Santos Sumont - 1ª rodada
São Gonçalo 0 x 0 Artsul
Angra dos Reis 1 x 2 Audax
Gonçalense 1 x 1 Olaria
Sampaio Corrêa 0 x 0 Goytacaz
Nova Cidade 0 x 3 América
Barra da Tijuca x Itaboraí*
Tigres 0 x 1 Campos
Friburguense 0 x 0 Duque de Caxias
Bonsucesso x Serrano*
*Jogos acontecerão amanhã, 29
2ª rodada
01/jun - Audax x São Gonçalo, EC Moça Bonita
01/jun - Olaria x Angra dos Reis, Rua Bariri
01/jun - Goytacaz x Gonçalense, Antônio Medeiros
01/jun - América x Sampaio Corrêa, Giulite Coutinho
01/jun - Artsul x Nova Cidade, Nivaldo Pereira
01/jun - Campos x Serra Macaense, Ary de Oliveira
01/jun - Duque de Caxias x Tigres do Brasil, Marrentão
02/jun - Serrano x Friburguense, Atílio Marotti
05/jun - Itaboraí x Bonsucesso, Alzirão
Classificação
Grupo A
1º – América, 3 pts
2º - Audax, 3 pts
3º - Gonçalense, 1 pt
4º – Olaria, 1 pt
5º - Artsul, 1 pt
6º – Goytacaz, 1 pt
7º - Sampaio Corrêa, 1 pt
8º - São Gonçalo, 1 pt
9º – Angra dos Reis, 0 pt
10º - Nova Cidade, 0 pt
Grupo B
1º – Campos, 3 pts
2º - Duque de Caxias, 1 pt
3º – Friburguense, 1 pt
4º - Barra da Tijuca, 0 pt
5º - Bonsucesso, 0 pt
6º - Itaboraí, 0 pt
7º – Serra Macaense, 0 pt
8º - Serrano, 0 pt
9º - Tigres do Brasil, 0 pt
A tabela do Frizão
Friburguense 0 x 0 Duque de Caxias, Eduardo Guinle
02/jun - Dom – Serrano x Friburguense, Atílio Marotti
12/jun - Qua - Friburguense x Itaboraí, Eduardo Guinle
15/jun - Sáb - Bonsucesso x Friburguense, a definir
22/jun - Sáb - Barra da Tijuca x Friburguense, a definir
29/jun - Sáb - Friburguense x Tigres, Eduardo Guinle
06/jul - Sáb - Serra Macaense x Friburguense, Moacyrzão
20/jul - Sáb - Campos x Friburguense, Ângelo de Carvalho
Deixe o seu comentário