Frizão estreia na 2ª fase da série B, contra o América, neste sábado

Para continuar sonhando voltar à 1ª divisão, time terá que estar entre as duas equipes mais fortes desta temporada
sexta-feira, 13 de julho de 2018
por Vinicius Gastin
Frizão estreia na 2ª fase da série B, contra o América, neste sábado

Um roteiro semelhante, mas com novo final. É assim que o Friburguense espera escrever a própria história na Taça Corcovado, o segundo turno do Campeonato Carioca da Série B1. A campanha na primeira metade foi a sexta melhor no geral, a segunda mais competente do grupo B, mas teve fim nas semifinais.

Para continuar sonhando em jogar a primeira divisão na próxima temporada, o Frizão terá que ganhar o turno ou ser uma das duas melhores campanhas da competição. Apenas desta forma poderá alcançar a classificação para a semifinal geral.

O primeiro desafio é o jogo com o América neste sábado, 14, às 15h, no Estádio Giulite Coutinho. Dois times tradicionais do Rio de Janeiro, acostumados a estarem na elite do futebol carioca, e de trajetórias semelhantes na Taça Santos Dumont. Além dos três pontos no próprio grupo, o duelo é importante também para a classificação geral: o Mequinha é vice-líder, com 20 pontos, e uma vitória leva o Tricolor da Serra a 19.

A preparação

Desde a eliminação para o Americano, o Friburguense passou a intensificar os treinamentos no Eduardo Guinle. Tanto dentro de campo quanto fora dele. As recuperações de Jefinho e Jorge Luiz, desfalques nas últimas rodadas do primeiro turno, são consideradas fundamentais para a sequência da competição. No entanto, apenas Jefinho retorna contra o América, assim como Lohan, desfalque bastante sentido na semifinal da Taça Santos Dumont. Jorge Luiz ainda se recupera de uma luxação no ombro, e provavelmente só terá condições de jogo contra o Barcelona, no próximo fim de semana.

O técnico Cadão também não vai ter os dois principais pilares do sistema defensivo para esta primeira partida: os experientes Sérgio Gomes e Bidu, que formam a dupla de zaga, vão cumprir suspensão após terem sido expulsos contra o Americano. Bruno e Marcão terão a responsabilidade de substituí-los na Baixada Fluminense.

"Tenho falado com eles desde a pré-temporada. Nós temos um grupo de 30 jogadores, e quem entra tem dado conta do recado. Contra o Tigres, por exemplo, estávamos sem dois jogadores titulares no meio-campo, e ainda sem o Juninho, que vem entrando de imediato. Mas o time foi muito bem com o Sales, o Dieguinho fazendo o meio-campo. Não perdemos a qualidade", avalia o técnico Cadão.

A tendência é que Lucas Sales ocupe a vaga de Jorge Luiz. Outra opção é deslocar Dieguinho para o meio, e promover a entrada do jovem Murillo na direita. O Friburguense deve entrar em campo com Luiz Felipe, Dieguinho, Bruno, Marcão e Ricardo; Vitinho, Damião, Jefinho e Lucas Sales (Murillo); Dedé e Lohan.

O caminho tricolor

Até o final da Taça Corcovado, o Friburguense atuará cinco vezes no Eduardo Guinle, e outras cinco longe de Nova Friburgo. Em tese, o Friburguense terá uma tabela menos difícil que a da Taça Santos Dumont. Adversários como Barcelona, Santa Cruz, Angra dos Reis, Artsul e Gonçalense estão entre as oito piores campanhas.

Por outro lado, das cinco melhores campanhas, quatro são de times do grupo A: Americano, América, Barra da Tijuca e Serra Macaense. O detalhe é que duas dessas equipes subirão a serra, enquanto o Frizão visita, além do América, o Serra Macaense na penúltima rodada.

Tirando a atuação fora da curva contra o São Gonçalo, o Frizão foi melhor em campo do que praticamente todos os outros adversários – exceto contra o Bonsucesso, onde houve equilíbrio. Diante do Americano, também fez jogo parelho, mas foi menos eficiente que o adversário.

Dentro do cenário de equilíbrio, tudo pode acontecer. Inclusive a conquista do tão sonhado retorno à Série A do futebol estadual.

1ª rodada – Taça Corcovado

Serra Macaense x Audax, Antônio Medeiros

Angra dos Reis x Itaboraí, Jair Toscano

Artsul x Duque de Caxias, Nivaldo Pereira

Barcelona x São Gonçalo, Rua Bariri

América x Friburguense, Giulite Coutinho

Santa Cruz x Bonsucesso, Rua Bariri

Barra da Tijuca x Olaria, Conselheiro Galvão

Sampaio Corrêa x Serrano, Lourival Gomes

Gonçalense x Tigres do Brasil, Alzirão

Americano x Carapebus, Ângelo de Carvalho

 

- Tabela do Frizão

Taça Corcovado:

Este sábado, 14 – América x Friburguense, Giulite Coutinho

Próxima quarta-feira, 18 – Friburguense x Santa Cruz, Eduardo Guinle

Próximo dia 21 – Barcelona x Friburguense, Rua Bariri

Dia 28 – Friburguense x Barra da Tijuca, Eduardo Guinle

4 de agosto – Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira

11 de agosto – Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle

15 de agosto – Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano

18 de agosto – Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle

25 de agosto – Serra Macaense x Friburguense, Moacyrzão

1º de setembro – Friburguense x Americano, Eduardo Guinle

- Classificação geral:

1º - Americano, 22 pontos

2º - América, 20 pontos

3º - Barra da Tijuca, 20 pontos

4º - Tigres do Brasil, 18 pontos

5º - Serra Macaense, 17 pontos

6º - Friburguense, 16 pontos

7º - São Gonçalo EC, 16 pontos

8º - Duque de Caxias, 15 pontos

9º - Bonsucesso, 14 pontos

10º - Sampaio Corrêa, 13 pontos

11º - Audax, 13 pontos

12º - AD Itaboraí, 12 pontos

13º - Barcelona, 9 pontos

14º - Santa Cruz, 8 pontos

15º - Olaria, 7 pontos

16º - Gonçalense, 7 pontos

17º - Angra dos Reis, 6 pontos

18º - Artsul, 5 pontos

19º - Serrano, 5 pontos

20º - Carapebus, 1 ponto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade