Um olho no peixe e outro no gato. Ou, adaptando para a realidade, coração em campo e ouvidos atentos aos outros jogos. A missão do Friburguense não é simples, mas, para chegar à última rodada da Taça Santos Dumont, o primeiro turno do campeonato carioca da série B com chances de classificação para as semifinais, duas situações são fundamentais: a vitória e o tropeço de rivais.
O primeiro desses dois passos pode ser dado contra o Artsul, às 15h desta quarta-feira, 28, no estádio Nivaldo Pereira. A conquista dos três pontos é imprescindível para o Tricolor da Serra. Feito isso, as atenções se voltam para os três rivais que brigam diretamente por uma vaga na próxima fase. Com 11 pontos conquistados, o Frizão ocupa a quinta colocação da chave, a quatro do vice-líder Barra da Tijuca.
Os adversários diretos na briga pelas semifinais são o Barra da Tijuca, o São Gonçalo e o Duque de Caxias, times que estão à frente na tabela de classificação. O Goytacaz, líder do grupo B com 19 pontos, não pode mais ser alcançado pelo Friburguense. O Barra, que soma 15 pontos, enfrenta Duque de Caxias (em confronto direto) e sai para pegar o São Cristóvão. Já o Duque, que tem 14, além do Barra, pega o Artsul. O São Gonçalo encerra a participação na fase de grupos do primeiro turno contra Goytacaz e Tigres.
Para chegar ao dia 1º de julho, no duelo contra o Serrano, às 15h, no Eduardo Guinle, com chances, Barra da Tijuca e São Gonçalo precisam, pelo menos, empatar. Uma vitória de qualquer um desses dois já elimina o Friburguense do primeiro turno. Não será simples, é verdade. Mesmo que não vença o Duque de Caxias, o Barra terá ainda um duelo com o São Cristóvão, que sequer pontuou. Já o São Gonçalo tem compromissos mais difíceis, enquanto o Duque tem um confronto direto e outro teoricamente não tão complicado, contra o Artsul.
No entanto, o olhar do clube vai além deste primeiro turno. Afinal de contas, não são os campeões de turno, mas sim, os mais bem classificados no geral é que terão o direito de jogar a semifinal geral em casa e com a vantagem do empate. Com 11 pontos, o Friburguense pode terminar a Taça Santos Dumont com 17, tendo Queimados, fora de casa, e América em Nova Friburgo como primeiros compromissos pela Taça Corcovado. Jogos onde, de acordo com o rendimento até aqui, é possível conquistar duas vitórias.
A preparação tricolor
Depois da vitória sobre o Gonçalense, o Friburguense trabalhou praticamente durante todo o fim de semana, desde a tarde do último sábado, 24. As atividades aconteceram no Eduardo Guinle, e serviram para o técnico Merica definir a equipe que tentará quebrar o bom retrospecto do Artsul quando joga no Nivaldo Pereira.
Entre mistérios e certezas está a ausência de Lucas Toledo. Lateral esquerdo de origem e volante na maioria dos jogos – o último foi exceção -, recebeu o terceiro cartão amarelo em Itaboraí. A tendência é que Gabriel entre na lateral esquerda, mantendo Yan na direita e Sergio Gomes como volante. Outra opção é dar nova oportunidade a Lucas Sales, autor do gol da vitória sobre o Gonçalense. O retorno de Sergio à direita provocaria uma nova alteração, talvez com a entrada de Rafael ou Everton no meio.
A escalação de Yan na última rodada, que surpreendeu a muitos, tem uma explicação: Rodrigo, que havia sido titular contra o São Gonçalo, recebeu uma proposta do futebol da Bulgária e pode estar de saída. O negócio ainda não está confirmado, e até mesmo por isso valores não foram revelados. Entretanto, o jogador está na Europa para acertar detalhes.
Juniores na briga
Invicto há quatro jogos no profissional, o Friburguense também faz bela campanha no campeonato carioca da série B sub-20. Inclusive, com chances reais de classificação para as semifinais do primeiro turno, a Taça Santos Dumont. O Tricolor da Serra ocupa atualmente a terceira colocação do grupo B, com dez pontos, um a menos que o Gonçalense, segundo colocado. O São Gonçalo lidera com 16. De fato, o próximo duelo poderá ser decisivo para as pretensões da equipe.
Restando apenas duas rodadas, o Frizão vai brigar pela vaga na próxima fase. O primeiro dos dois compromissos finais será contra a Artsul nesta quarta-feira, 28, às 13h, no Nivaldo Pereira. O adversário é o terceiro colocado, com a mesma pontuação tricolor. Por isso, o caráter decisivo. No sábado, 1º de julho, o Friburguense recebe o Serrano, no mesmo horário, no Eduardo Guinle. Ambas as partidas são preliminares aos profissionais. Já o Gonçalense terá Serrano, fora de casa, e receberá o Goytacaz.
Classificação Grupo B:
1º- Goytacaz, 19 pts
2º- Barra da Tijuca, 15 pts
3º- São Gonçalo EC, 15 pts
4º- Duque de Caxias, 14 pts
5º- Friburguense, 11 pts
6º- Tigres do Brasil, 8 pts
7º- Artsul, 8 pts
8º- Gonçalense, 4 pts
9º- Serrano, 4 pts
10º- São Cristóvão, 0
- Classificação geral (extra-oficial):
1º- Goytacaz, 19 pts
2º- Audax, 17 pts
3º- Americano, 17 pts
4º- Sampaio Correa, 16 pts
5º- Barra da Tijuca, 15 pts
6º- Barcelona, 15 pts
7º- São Gonçalo, 15 pts
8º- Duque de Caxias, 14 pts
9º- Friburguense, 11 pts
10º- America, 10 pts
11º- Olaria, 10 pts
12º- Tigres do Brasil, 8 pts
13º- Itaboraí, 8 pts
14º- Serra Macaense, 8 pts
15º- Artsul, 8 pts
16º- Barra Mansa, 5 pts
17º- Carapebus, 5 pts
18º- Gonçalense, 4 pts
19º- Serrano, 4 pts
20º- São Cristóvão, 0
21º- Queimados, 0
- A tabela do Frizão - Taça Santos Dumont:
Goytacaz 2x0 Friburguense, Ari de Oliveira
Friburguense 1x1 Tigres, Eduardo Guinle
Barra da Tijuca 2x1 Friburguense, C. Galvão
Friburguense 1x0 Duque de Caxias, Eduardo Guinle
São Cristovão 2x3 Friburguense, Rua Bariri
Friburguense 1x1 São Gonçalo, Eduardo Guinle
Gonçalense 1x2 Friburguense, Alzirão
28/jun - 15h - Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira
01/jul - 15h - Friburguense x Serrano, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário