Se não havia muita coisa em jogo, quem compareceu ao Eduardo Guinle não pôde reclamar de falta de emoção. A despedida do Friburguense desta temporada na série B Estadual foi marcada pela grande atuação de um dos jogadores mais regulares da equipe: o atacante Lohan. O camisa nove marcou três vezes, e garantiu a vitória de virada por 4x3 na tarde da última quarta-feira, 30, em Nova Friburgo. O Frizão chegou a estar perdendo por 3x1, e atuava com um jogador a menos desde a expulsão de Gabriel, ainda no final da primeira etapa.
O Friburguense termina a Taça Corcovado como oitavo colocado, e no geral, encerra a campanha na sétima posição. Já o Carapebus terminou o turno em oitavo, enquanto no somatório geral, o time do Norte fluminense ficou em 18º lugar, um posto acima da zona de rebaixamento.
O jogo
Uma despedida amarga, é verdade. A expectativa era de que o Friburguense, no mínimo, alimentasse alguma possibilidade de classificação na última rodada da Taça Corcovado. Matematicamente já não era possível, e a busca pela vitória tornou-se mais uma questão de honra do que propriamente uma necessidade competitiva. Antes de começar a pensar no futuro, era necessário colocar ponto final no presente, para que a situação desfavorável pudesse ficar no passado.
O time visitante, por sua vez, matematicamente estava livre do descenso, embora ainda dependa dos tribunais para permanecer na série B do campeonato carioca em 2018. O Friburguense, em casa, tentou tomar a iniciativa apostando no lado direito, com as investidas de Rodrigo e Ziquinha. Aos quatro minutos, a primeira chegada do time visitante: Romário aproveitou cochilo da defesa tricolor e acionou Gilsandro, que bateu para a defesa de Leon. Pouco depois, Romário perdeu ótima chance após nova bobeada da zaga. Situação que tantas vezes se repetiu ao longo da competição.
Frágil, o time visitante só ameaçava de fato a partir dos erros do Friburguense. Com a posse de bola, o Tricolor largou na frente com Lohan, aos 30 minutos, mas o Carapebus logo igualou a contagem através de Romário, em finalização de longe. Antes do intervalo, ainda deu tempo de Gabriel ser expulso por receber dois amarelos em sequência.
Show de Lohan
Na volta do intervalo, o Carapebus soube usar a vantagem numérica para abrir vantagem no placar. Gilsandro desempatou aos nove minutos, e Romário, em seu segundo tento na partida, fez 3x1. Sem desistir, o Frizão, melhor tecnicamente mesmo com um a menos, reagiu aos 25 minutos, quando Gleison cobrou falta no capricho e acertou o ângulo. Ainda deu tempo de uma nova virada: Lohan, aos 34 e 42, marcou o terceiro e quarto gols e decretou o 4x3 para o Friburguense. Uma ponta de alento e esperança para a próxima temporada.
Clássico de Campos na semifinal
Com o fim da fase de grupos da Taça Corcovado, foi definida também a classificação geral da série B1 do campeonato carioca. Audax e Americano, que ficaram com as duas primeiras colocações, vão jogar por um empate na semifinal geral, que é o jogo do acesso. Os duelos estão previstos para o dia 16 de setembro, logo após a decisão do segundo turno.
Além de Audax e Americano, o Goytacaz (campeão da Taça Santos Dumont) também está assegurado na etapa decisiva que apontará os dois clubes que disputarão a fase preliminar da série A de 2018. O detalhe é que o único cruzamento da semifinal geral definido até aqui é justamente o Goyta-Cano, famoso clássico da cidade de Campos. Ou seja: a cidade do Norte fluminense volta a ter um time na série A depois de oito anos. O quarto integrante (que consequentemente irá enfrentar o Audax) será conhecido após a definição da Taça Corcovado, que ainda tem Itaboraí, America, Artsul e Goytacaz na disputa.
Em caso de título da Taça Corcovado, o Goytacaz abre nova vaga na semifinal através da classificação geral. Neste caso, quem se beneficiaria seria o America, que encerrou sua participação na quarta colocação, atrás justamente de Audax, Americano e Goytacaz, estes já assegurados na partida que vale o acesso. Já as semifinais do segundo turno serão disputadas por Itaboraí x Goytacaz e Artsul x America.
Ficha técnica: Friburguense 4x3 Campos / Carapebus
Campeonato carioca série B 2017
Taça Corcovado – 11ª rodada (2º turno)
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ
30/08/2017 – 15h
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Ewerton do Nascimento e Diogo dos Santos Araújo
Friburguense: Leon, Rodrigo, Bruno, Roberto Júnior e Gabriel; Bidu, Lucas Toledo, Rafael e Gleison; Ziquinha e Lohan.
Técnico: Cadão
Campos / Carapebus: Everaldo; Lucas, Michel, Renan e Jonas; Sanderson, Paludo, Kawan e Dioguinho; Romário e Gilsandro.
Técnico: Helio Cruz
Classificação final – Taça Corcovado (Grupo B):
1º- Artsul, 20 pts
2º- Goytacaz, 18 pts
3º- Tigres do Brasil, 18 pts
4º- Duque de Caxias, 18 pts
5º- Serrano,17 pts
6º- Gonçalense, 16 pts
7º- São Gonçalo EC, 15 pts
8º- Friburguense, 15 pts
9º- Barra da Tijuca, 14 pts
10º- São Cristóvão, 7 pts
- Classificação geral:
1º- Audax, 44 pts
2º- Americano, 42 pts
3º- Goytacaz, 39 pts
4º- America, 37 pts
5º- Duque de Caxias, 36 pts
6º- Itaboraí, 33 pts
7º- Friburguense, 32 pts
8º- São Gonçalo, 32 pts
9º- Barra da Tijuca, 31 pts
10º- Tigres do Brasil, 30 pts
11º- Artsul, 28 pts
12º- Serra Macaense, 27 pts
13º- Sampaio Correa, 27 pts
14º- Olaria, 27 pts
15º- Gonçalense, 24 pts
16º- Barcelona, 22 pts
17º- Serrano, 21 pts
18º- Carapebus, 17 pts
19º- Barra Mansa, 11 pts
20º- São Cristóvão, 8 pts
21º- Queimados, 5 pts
Campanha do Frizão - Taça Corcovado:
Queimados 1x1 Friburguense, Marrentão
Friburguense 2x3 America, Eduardo Guinle
Barra Mansa 0x1 Friburguense, Marrentão
Friburguense 1x0 Sampaio Correa, Eduardo Guinle
Olaria 1x0 Friburguense, Rua Bariri
Friburguense 0x0 Serra Macaense, Eduardo Guinle
Barcelona 0x2 Friburguense, Marrentão
Friburguense 3x4 AD Itaboraí, Eduardo Guinle
Audax Rio 2x1 Friburguense, Moça Bonita
Friburguense 0x0 Americano, Eduardo Guinle
Friburguense 4x3 Campos/Carapebus, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário