Frio em Nova Friburgo pode ser ainda mais intenso nesta terça

Temperaturas despencam e cidade registra geada durante a madrugada de domingo para segunda-feira
segunda-feira, 13 de junho de 2016
por Karine Knust
Geada em Salinas (Foto: Leitor via WhatsApp)
Geada em Salinas (Foto: Leitor via WhatsApp)

Os noticiários alertaram nos últimos dias e, de fato, aconteceu. O fim de semana foi de ar congelante em várias regiões do país. Em Nova Friburgo, por exemplo, apesar de a previsão mínima, de acordo com o Climatempo, ser de aproximadamente 8 graus Celsius, na noite de domingo, 12, houve até quem fizesse fila para tirar uma foto próximo ao relógio do Paissandu, que marcava 4 graus por volta das 21h.

E quem pensou que essa onda polar fosse embora com o fim de semana estava redondamente enganado. Na manhã desta segunda-feira, 13, por volta das 6h, o mesmo termômetro no Paissandu registrou zero grau.

A notícia ganhou as redes sociais. Fotos de carros e vegetações cobertas por camadas de gelo na zona rural foram amplamente compartilhadas, alguns internautas chegaram até a brincar comparando a temperatura de Nova Friburgo ao clima polar do Alasca.

No entanto, há controvérsias quanto a temperatura real mínima da cidade nesta segunda-feira. Isso porque, apesar da sensação térmica de zero grau e de geadas terem sido registradas em alguns pontos do município, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima registrada em Nova Friburgo foi de 4,5 graus, em Salinas, distrito de Campo do Coelho.

Com divergências ou não, o fato é que o frio está aí e deve continuar nos próximos dias. A intensa massa de ar polar que anda derrubando as temperaturas no país ainda atua sobre alguns estados. No Rio de Janeiro, foi registrado recorde de frio: com temperatura mínima de 8,7 graus na região da Vila Militar de Deodoro, na zona oeste carioca. 

Nesta terça-feira, 14, as temperaturas para Nova Friburgo devem variar entre 1 grau (mínima) e 14 graus (máxima), com possibilidades de geada pela manhã. Ainda de acordo com o Inmet, o clima deve começar a mudar nos próximos dias, quando o centro da massa polar (região onde o frio é mais intenso) seguirá para o mar e se afastar do continente até o fim da semana, fazendo com que a temperatura suba gradativamente. Mas as noites ainda serão bastante frias, por isso, é melhor continuar se agasalhando. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: temperatura | inverno
Publicidade