A 5º edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine) teve início no último dia 24 e segue até domingo, 1º, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, Centro).
O evento, totalmente gratuito, tem o objetivo de exibir, divulgar e premiar filmes, vídeos, ideias e ações que contribuam para promover a superação dos problemas da humanidade e do planeta.
Como “cinema socioambiental”, o festival considera vídeos e filmes de todos os gêneros e formatos que enfoquem, como fator determinante, os mais diversos aspectos das relações e interações humanas com o seu meio natural, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental e justiça social.
Parceria com o “Movimento Abraço às Árvores - SOS Praça”
Dentro do mesmo contexto — promover uma identidade sociocultural — o FriCine em parceria com o Movimento Abraço às Árvores convida toda a comunidade para pensar, debater e vivenciar a Praça Getúlio Vargas em seu aspecto socioambiental. O encontro será neste sábado, 31, com início às 13h30, na Usina Cultural Energisa, e a partir das 17h na Praça Getúlio Vargas.
Consta na programação, às 13h, na Usina Cultural, uma oficina sobre o mapa da mobilidade urbana no âmbito da Praça Getúlio Vagas mediada por Gustavo Mello, integrante do movimento SOS Praça. A partir das 19h, o evento se estende à Praça, onde ações socioculturais, lúdicas e artística levarão ao público reflexões sobre a importância do espaço ser valorizado e protegido sob o ponto de vista histórico. Às 19h30 serão apresentados mostras de curta-metragens do Cine Zé. Já às 20h, o cinema aberto em praça pública, com base nos ideias cineclubistas, se torna mais uma ferramenta sociopolítica de sensibilização. “Em busca da terra sem veneno”, do diretor Noílton Nunes, será o filme exibido. O “Cinema na Praça” conta com a presença do diretor e colaborador do Cineclube Lumiar.
Os interessados podem encontrar mais detalhes sobre a programação na página do FriCine Socioambiental, no Facebook.
Deixe o seu comentário