A 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Fricine) está a todo vapor desde a última quarta-feira, 13, em Nova Friburgo. Mas, talvez o ponto alto do evento tenha sido na noite desta sexta-feira, 15, Feriado da Proclamação da República, com a exibição do badalado e aguardado filme "Bacurau", no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Nem mesmo o frio e a chuva insistentes afastaram o público friburguense que compareceu em peso ao evento, lotando as dependências do teatro.
Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ‘Bacurau’ conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no certame geral, após O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte. Além de ter sido premiado em diversos festivais de cinema, o filme foi selecionado para mostras principais de festivais não competitivos prestigiados mundialmente, como o Festival de Nova York (NYFF).
“Pra mim é uma emoção muito grande. O dia de hoje vai ficar para a história. Óbvio, né? O teatro lotado, sobretudo no momento que vivemos atualmente. Bacurau é um filme que mobilizou todos vocês e o mundo também. Mas vocês devem estar pensando: ‘por que esse filme não está nos cinemas?’. Por algum motivo não tiveram interesse, ou tiveram outros interesses. Mas, mesmo nesse momento tão difícil, estamos aqui lotando esse templo da cultura friburguense”, comemorou Pedro Cavalcanti, idealizador e um dos organizadores do Fricine, em seu discurso antes da exibição do filme.
Alegria compartilhada por quem é apaixonado por cinema e artes e encarou a chuva e o frio para prestigiar um evento genuinamente friburguense que visa promover e difundir as diferentes formas de cultura: “Emocionante ver o teatro lotado com pessoas que acreditam na arte como forma de mudar a cidade. Eu tive que sentar no chão para assistir”, celebrou Guilherme Rezende Junior, que prestigiou a exibição.
Desde a última quarta até este domingo, 17, o Fricine está oferecendo diversas atividades, como exibições de filmes, oficinas e palestras no Teatro Municipal Laercio Ventura, na sede da OAB Nova Friburgo e na Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf). Confira o que o Fricine ainda oferece, de forma inteiramente gratuita:
Sábado, 16/11
TEATRO MUNICIPAL LAERCIO VENTURA
10h30 - FRICINE no FEMININO - PERSPECTIVAS PARA UM MUNDO MELHOR. Protagonismo Feminino e Reações Obscurantistas. Feminismo, Feminicídio, Machismo, Igualdade De Direitos (filme & debate)
• NA BOCA DE TODAS, dir. RAMA (Red Argentina de Mujeres de la Animación) - animação - 1'- 2018 - Argentina.*(exibição seguida por debate)
13h30 - Curtas competitiva programa 9 (81 min)
• El MALABARISTA, dir. Iuri Moreno - animação - 11'- 2018 - Brasil
• A ORIGEM (El Orígen) , dir. José Antonio Campos Aguilera - ficção - 10'- 2018 - Espanha
• AS MENINAS SÃO LEGAIS (The Girls Are Alright), dir. Gwai Lou - ficção - 15'- 2019 - Malasia
• RESPIRAÇÃO (Tanafos), dir. Farshid Ayoobinejad - ficção - 13'- 2018 - Iran
• THINYA, dir. Lia Leticia Ferreira Leite – ficção – 16:09"- 2019 - Brasil
• LUA DE SANGUE MINEIRA, dir. Jaime García Parra - ficção - 11' - 2019 - Espanha
• ANGELITO, dir. Gonzalo G. Undurraga - ficção - 4' - 2018 - Espanha
15h30 - CURTAS - competitiva programa 10 (96min)
• SIRUMI, dir.Thiago Camargo– ficção – 18’46” – 2018 - Brasil
• CAPITÃO KINESIS (Capitán Kinesis), dir. Carles Jofre - ficção - 11'- 2019 - Espanha
• ONDE NÃO PODES CHEGAR(Donde no puedes llegar), dir. Marc Nadal - ficção - 15' - 2019 - Espanha
• BELLATRIX, dir. Lucas Costanzi – documentário – 52’- 2019 – Brasil
17h30 - CURTA & MÉDIA - competitiva programa 11 ( 87 min)
• VOZES DA PROVÍNCIA - (Elet Unu), dir. Asel Sydykova – documentário -15’- 2018 – Kyrgystão
• MUJER. SE VA LA VIDA, COMPAÑERA!, dir. Mariana Rivera - Doc - 61' - 2018 - México
19h30 - Curta & Longa competitiva programa 12 (85min)
• QUEBRANTAHUESOS, LAS BARBAS DEL VIENTO, dir. Manuel Mateo Lajarin - doc - 9' - 2019 - Espanha
• A UMA LÉGUA - dir. Andrea Krujoski - doc - 76' - 2019 - Argentina
Domingo, 17/11
TEATRO MUNICIPAL LAERCIO VENTURA
14h - Longa - competitiva programa 13 (92 min)
• CUILLI & MACUILLI, OS FILHOS DO JAGUAR , dir.Arturo Sanchez - Ficção - 92'- 2019 - Mexico
16h - Longa - competitiva programa 14 (92 min)
• HOLY BOOM, dir. Maria Lafi - ficção - 99' - 2018 - Grécia
18h - Mostra Especial
• "EU E A TERRA QUE HABITO"
Exibição de curtas-metragens produzidos e realizados por alunos de 6 escolas do ensino público e privado de Nova Friburgo, como resultado de oficinas, ministradas pelo roteirista e editor Alan Andrade, com coordenação do Prof. Manoel Espedito, a partir de redações com o tema "Eu e a Terra que Habito". O projeto e as oficinas contaram com os importantíssimos apoios e participações das escolas Miosótis; EE. Dr. João Bazet; EE Augusto Spinelli; CEFFA Flores; CEJA; N. Sra das Dores.
19h30 - PREMIAÇÃO e ENCERRAMENTO
Deixe o seu comentário