Fricine começa nesta segunda, com show do bandolinista Hamilton de Holanda no Teatro Municipal de Nova Friburgo

segunda-feira, 06 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A quarta edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Fricine) – tem início neste dia 6, às 19h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, com show imperdível do bandolista Hamilton de Holanda, considerado por muitos como um dos principais intérpretes brasileiros do chorinho.

Durante toda a semana, até dia 12, sempre no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro, o friburguense poderá conferir o que há de melhor no cinema mundial, curtas, médias e longas-metragens, além de filmes de animação, tendo como tema a questão social e ambiental. Vale destacar que 147 filmes de 36 países e cinco continentes se inscreveram para a mostra competitiva do festival. Foram selecionados 41 filmes, que concorrerão ao Troféu Alcântara Imperialis, um tipo de bromélia muito peculiar e bela da região.

Vale frisar que todas as atividades do Fricine são gratuitas. O festival tem patrocínio da Petrobras/Comperj.

Palestras e mesas-redondas

A exibição dos filmes acontecerá durante toda a semana, em quatro sessões diárias, com os longas-metragens sempre às 20h. O festival conta também com palestras de grandes nomes do país, em diversos campos. A renomada escritora Sônia Hirsch fala, na terça-feira, 7, às 10h30, sobre alimentação natural e saúde. Na quarta feira, no mesmo horário, haverá mesa-redonda sobre o tema “A importância dos cineclubes”, mediada pelo cineasta Pedro Kyua. Na quinta-feira, dia 9, também às 10h30, o doutor Alexandre de Gusmão Pedrini fala sobre “Educação Ambiental Empresarial”, tema muito em voga nos ambientes produtivos na atualidade. Os empresários friburguenses estão convidados a prestigiar o professor da Uerj, que é uma autoridade nacional no assunto.

Na sexta-feira, também às 10h30, a palestra será do doutor Alex Botsari, médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, autoridade nacional em medicina ecológica, que tratará do tema “Medicina Ecológica, Alimentos Orgânicos e Alimentação Funcional”. Participarão da mesa-redonda sobre o assunto a produtora orgânica Jovelina, o professor Marcelo Castañeda e a curadora Mônica Araújo, trazendo seu testemunho sobre o poder da alimentação funcional no combate a doenças crônicas.

No sábado, 11, às 15h, depois da exibição do filme Percepção de Risco, haverá mesa-redonda com especialistas da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente sobre o Plano de Verão em Nova Friburgo. Finalmente, também dia 11, às 20h, o esperado show musical Todos Nós, com Claudio Nucci, tendo as participações de Dri Gonçalves e Rafael Lorga.

OFICINAS PARA PROFESSORES

Além de toda a programação cultural e ambiental, o Fricine contará também com oficinas de capacitação de professores e outros interessados nas linguagens audiovisuais e experiência em vídeo. A oficina será realizada na Oficina-Escola de Artes (Praça Getúlio Vargas, 71, Centro), do dia 6 a 10, das 8h às 12h, e será ministrada pelo Cineduc. São 40 vagas e as inscrições podem ser feitas na Oficina-Escola, das 8h às 18h, ou pelo telefone (22) 2533-1144.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade