Fricine começa na próxima segunda-feira

quinta-feira, 02 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Fricine) - que se inicia na segunda feira, 6, às 19h, e segue até o domingo, 12, no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro, terá, além da exibição de instigantes filmes em três sessões diárias, mesas-redondas, debates com estudiosos e autoridades de todo Brasil, oficinas de capacitação de professores em audiovisual e shows com Cláudio Nucci e Hamilton de Holanda.

A programação de shows, debates e mesas-redondas, ficou assim definida:

- Dia 6, segunda feira, às 19h: show de bandolim com Hamilton de Holanda. Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos constantes na sua carreira. Bandolinista que contagia platéias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios. É o frescor da música focada na beleza e na espontaneidade sem fronteiras. Nasce seu lema ‘Moderno é Tradição’, o importante não é o passado, nem o futuro, e sim o encontro entre os dois: “é” - o momento presente, o aqui e agora. Com técnica soberba e brasilidade absoluta, Hamilton tira o fôlego de qualquer um com suas interpretações e performances cheias de emoção.

- Dia 7, terça-feira, às 10h30: palestra ‘Medicina Ecológica e Alimentos Orgânicos’, com Sônia Hirsch. Jornalista e escritora, tem prestado excelentes serviços à população brasileira com seus estudos sobre o tema alimentação e saúde. Já lançou 21 livros. Nessa palestra, Sônia aborda um mundo em que temos possibilidade de comer o que quisermos, sem os limites naturais da cultura, da região e das estações do ano. Nós estamos comendo bem ou comendo mal? Como pensar essa questão? Quantidade, qualidade e autoconhecimento são três critérios que podem nos ajudar a manter uma alimentação rica, variada e saudável ao mesmo tempo. Questionar o que se compra e o que se põe no prato é essencial quando se deseja uma vida saudável. A saúde é um patrimônio pessoal e intransferível, que hoje, mais do que nunca, depende muito da informação.

- Dia 8, quarta-feira, às 10h30: mesa-redonda sobre a importância dos cineclubes na difusão de filmes e na formação de novos cineastas, com o coordenador/mediador Pedro Kiua.

- Dia 9, quinta-feira, às 10h30: palestra sobre educação ambiental empresarial, com Alexandre de Gusmão Pedrini. Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em ciências biológicas (botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em ciência da informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é assessor de inúmeros periódicos socioambientais em todo o Brasil. É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e analista em C&T pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de educação ambiental com ênfase no setor produtivo e no ecoturismo. Boa oportunidade para os empresários compreenderem um pouco mais a relação do sistema produtivo com a sustentabilidade, pela via da educação.

- Dia 10, sexta-feira, às 10h30: palestra sobre medicina ecológica e painel sobre alimentos orgânicos e alimentação funcional, com Alex Botsaris. Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializou-se em doenças infecciosas pelo Hospital Claude Bernard (Paris) e em acupuntura e medicina chinesa pela Sociedade Internacional de Acupuntura, na França, e pela Universidade de Pequim (China). Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, realiza consultoria de saúde e biodiversidade para empresas e é considerado grande conhecedor de plantas medicinais no Brasil. Publicou Segredos orientais da saúde e do rejuvenescimento, Sem anestesia, O complexo de Atlas, Medicina complementar, Fórmulas mágicas e Doce voo da juventude. Seu último livro, Medicina Ecológica, é o tema da palestra. Na mesa-redonda estarão o professor/doutor Marcelo Castañeda, a produtora orgânica Jovelina e a curadora Mônica Araújo.

- Dia 11, sábado, às 15h, depois da exibição do filme Percepção de Risco, haverá uma mesa-redonda com especialistas da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente; às 20, show musical Todos nós, com Cláudio Nucci, e participações de Dri Gonçalves e Rafael Lorga. Cláudio Nucci é integrante da formação original do quarteto vocal Boca Livre. Apresenta um show que tem tudo a ver com a programação do Fricine. No repertório, ele mostra, além de seus sucessos como Quero Quero, Acontecência, Toada, Quem Tem a Viola e Sapato Velho, uma coleção de músicas que tratam de temas importantes como saúde, águas, povos do planeta, preservação do meio ambiente e das culturas populares, como Todos Nós, Os Rios, Duzíndio, Principalmente Saúde e Vem Chuvarada, entre outras. Acompanhado por Dri Gonçalves (vocais) e Rafael Lorga (percussão, violão e voz) o show promete ser o encerramento com chave de ouro dessa edição 2010 do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo.

A programação pode ser conferida também no site www.fricine.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade