Friburguenses brilham em evento internacional de jiu-jitsu

Três atletas ganharam medalhas no evento realizado no Rio de Janeiro
quarta-feira, 16 de março de 2016
por Vinicius Gastin
Título de Edilson Junior, o Pará, foi o melhor resultado dos friburguenses
Título de Edilson Junior, o Pará, foi o melhor resultado dos friburguenses

Três representantes em um importante torneio internacional de jiu-jitsu. Luiz André, Pablo Araújo e Edilson Silva participaram da competição, e colocaram o nome de Nova Friburgo e região em destaque na modalidade. No último fim de semana foi realizado o Rio Summer International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship GI (com kimono) e No GI (sem kimono). O evento, realizado no Rio de Janeiro, foi organizado a IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).

Participaram do campeonato atletas de alto rendimento do Brasil e também do exterior. No último sábado, 12 os atletas com kimono foram ao tatame na primeira rodada de combates da competição. O faixa-preta Luiz André Albuquerque, da equipe Friburgo Jiu-Jitsu, teve grande atuação em sua categoria e superou diversos adversários de qualidade no caminho até a grande final.

No entanto, após descuido, Luiz André acabou desclassificado por uma posição irregular, restando apenas cinco segundos para o término do embate. Ainda assim, o atleta faturou a medalha de prata e comemorou bastante no pódio o primeiro grande resultado da equipe. Ele fez agradecimentos especiais à Arena Friburgo, MTG Calçados, Mastrangelo Esporte e AWE Informática.

Ainda no sábado, 12, o faixa-marrom Pablo Araújo, da equipe Gordo Jiu-Jitsu, sob comando do Pedro Henrique Monnerat (Espanta), garantiu um novo bom desempenho para Nova Friburgo. Pablo teve bons momentos durante a competição e garantiu a medalha de bronze. Logo após a premiação em sua categoria, já se inscreveu para o absoluto, onde os atletas da mesma faixa lutam entre si sem divisão de peso. No novo desafio, Pablo fez uma luta empolgante com um atleta de 97 quilos - quase 30 quilos mais pesado.

O atleta friburguense começou perdendo por 2 a 0, mas conseguiu empatar através de uma raspagem. Com a diferença de duas vantagens para o adversário, que já sentia a pressão após os três minutos de luta, Pablo demonstrava maior vigor físico. O desafiante conseguiu amarrar a luta até o final do tempo, garantindo assim as duas vantagens. Entretanto, Pablo garantiu mais uma medalha e voltou ao pódio pela segunda vez com mais um bronze.

Edilson fatura o título

Para finalizar as participações de atletas friburguenses no sábado, 12, o faixa roxa Edilson Júnior (o Pará) representou a Boi Team Jiu-Jitsu, do professor Henrique Mendonça (Boi), campeão do Rio Summer IBJJF 2016 de kimono e sem kimono. O atleta repetiu o desempenho, e sagrou-se campeão em sua categoria após finalizar dois oponentes. O primeiro adversário foi o russo Lev Gladkikh da equipe de La Riva International. O adversário começou aplicando uma boa queda, e abriu 2 a 0. A luta seguiu no solo, e Gladkikh conseguiu passar a guarda em Pará e marcou mais três pontos. Mesmo em desvantagem, o friburguense não se entregou, mas acabou levando mais dois pontos depois que o russo estabilizou o joelho na barriga. A essa altura, Pará já perdia por 7 a 0, restando cerca de 45 segundos para o termino da luta. Talentoso, o atleta da Boi Team conseguiu o improvável e surpreendeu Gladkikh com sua especialidade, o triângulo. O russo ainda tentou resistir, mas acabou se rendendo à vitória de Edilson.

Na grande final, o cenário complicado da primeira luta transformou-se em tranquilidade. Edilson Junior finalizou o carioca Leandro Gadelha, da equipe InFight, com um triângulo voador em pouco mais de um minuto de luta. Com o ouro e o lugar mais alto do pódio garantidos em sua categoria, restou comemorar e partir para um novo desafio. No mesmo dia Edilson participou do absoluto, mas acabou perdendo por pontos para um atleta 20 quilos mais pesado.

Domingo “sem kimono”

No domingo, 3, segundo dia de competição, os atletas abriram mão do kimono e voltaram ao tatame. Edilson Júnior teria que vencer somente um adversário para conquistar o ouro novamente. O desafiante era Alex Souza, atleta do Guarujá-SP, integrante da equipe Sheiknah Team. O friburguense estava bem na luta e administrava com tranquilidade. Pará chegou até mesmo a encaixar um triângulo, mas não Alex conseguiu escapar para fora da área de luta. O árbitro interrompeu e reiniciou a luta no centro do tatame, com os atletas de pé. Edilson ganhou dois pontos pelo encaixe do golpe. Embalado, o lutador de Nova Friburgo partiu para cima e conseguiu uma nova queda, desta vez com um double leg, somando mais dois pontos.

Após nova interrupção a luta recomeçou no centro do tatame, e Edilson conseguiu encaixar um golpe. Logo depois, mais uma passagem de guarda seguida de uma finalização. Era o suficiente para colocar a medalha de ouro no peito. O friburguense ainda se arriscou mais uma vez no absoluto e acabou enfrentando novamente o atleta do Guarujá. Pará tentou uma finalização, mas acabou sendo desclassificado pelo árbitro. A posição que o friburguense tentou impor ao rival é irregular para a faixa roxa, sendo permitida apenas para as faixas marrom e preta.

“É uma fase comum no esporte e na vida. Ou a gente ganha ou a gente aprende. Agradeço muito ao Vinicius, da Academia Conexão, que cuida da minha musculação e preparação. Também Filipe, do Mayer Material de Construção, que sempre me apoia nas competições, EJR Despachante e ao Max, da distribuidora Nova Serra Produtos Naturais, que me dá suporte com os suplementos alimentares”, enumerou.

Já Pablo Araujo, que compete na categoria faixa marrom, também participou no domingo, 17, do torneio sem kimono. Dessa vez, o atleta faturou a medalha de prata e acumulou o terceiro pódio. No absoluto, encarou um adversário, pelo menos, 15 quilos mais pesado. O friburguense surpreendeu e começou vencendo a luta. “Eu comecei puxando meu oponente para meia-guarda e consegui uma raspagem caindo por cima. Saí na frente do placar com dois pontos, e então nós ficamos de pé novamente. O meu oponente acabou me dando uma queda e conseguiu assim empatar a luta em 2 a 2. Novamente nós ficamos de pé, e eu consegui puxar ele para meia guarda. Ele tentou contra atacar, e no final da luta acabou conseguindo a passagem. Desta forma somou mais três pontos e eu perdi a luta por 5 a 3”, detalha.

“Mas fiquei satisfeito, pois pela quarta vez no fim de semana eu subiria ao pódio, agora com o bronze no absoluto sem kimono. Quero agradecer também aos meus patrocinadores, a Iron Man Suplementos, Paulo Marins Imóveis, Matteus Reis e Nicolly Fukuoca, nutricionista, e Showrasquinho”, disse.

Sem tempo para festejar o bom resultado, Pablo Araújo já viaja nesta semana para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde representará Nova Friburgo no Pan Jiu-Jitsu IBJJF Championship. A competição vai ter início hoje, 17, e prossegue até domingo, 20.

  •  Luiz André faturou a medalha de prata lutando com kimono

    Luiz André faturou a medalha de prata lutando com kimono

  • Sem kimono, Pablo alcançou a prata na competição

    Sem kimono, Pablo alcançou a prata na competição

  • Pablo e Edilson: atletas de Nova Friburgo conquistaram resultados expressivos no evento internacional

    Pablo e Edilson: atletas de Nova Friburgo conquistaram resultados expressivos no evento internacional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artes marciais | jiu-jitsu
Publicidade