Vinicius Gastin
O Friburguense passou no primeiro teste sob comando de Luiz Mendonça. Com gols de Ricardinho e Gleison, o tricolor da Serra venceu o Santarritense por 2x0, na tarde da última sexta-feira, 24. A partida no estádio Coronel Erasmo Cabral, comemorativa ao aniversário de Santa Rita do Sapucaí, marcou o início da preparação da equipe serrana para a disputa da Copa Rio, em setembro.
Frizão marca no fim da primeira etapa
Afonso, Sergio Gomes, Cadão, Bruno e Victor Hugo; Bidu, Rômulo Azevedo, Rainer e Gleison; Romulo e Lohan. A escalação definida pelo técnico Mendonça é um esboço do Friburguense do segundo semestre. Apesar das várias alterações em relação ao campeonato carioca, o time de Nova Friburgo mostrou entrosamento suficiente para dominar o Santarritense no primeiro tempo. Gleison, Lohan e Romulo acertaram a trave dos donos da casa, que pouco ameaçaram a meta de Afonso. O Frizão abriu o placar aos 44 minutos, quando Ricardinho aproveitou a bobeada da defesa mineira, driblou o goleiro e tocou para o fundo das redes.
Gleison define a vitória tricolor
O panorama da partida pouco mudou no segundo tempo. O Friburguense manteve o controle das ações e ampliou a vantagem com o gol de Gleison (meia ex-Friburguense, que mantém a forma no clube serrano durante as férias de sua equipe no Chipre). Aos poucos, os treinadores promoveram alterações nas equipes e o ritmo diminuiu. O goleiro Afonso apareceu bem quando foi exigido e garantiu a vitória do Tricolor da Serra.
Time do Santarritense é formado por jogadores
amadores e profissionais da região que estão sem clube
Torcida compareceu em bom número para assistir ao amistoso
Mendonça: "Estou pronto para o desafio”
Novo técnico do Friburguense fala em manter o trabalho de Andreotti
Após a saída de Gerson Andreotti, vários nomes foram cogitados para assumir o comando do Friburguense. Antônio Carlos Roy, Edson Souza e Cleimar Rocha, treinadores disponíveis no mercado, não atraíram o gerente de futebol José Siqueira. O dirigente ainda aguarda pelo retorno de Andreotti no fim da temporada, e por isso, preferiu uma solução caseira para comandar a equipe na Copa Rio.
O escolhido para tal missão foi Luiz Mendonça, que trabalha no clube há cerca de quatro anos e foi auxiliar de Gerson durante as duas últimas temporadas. Ele passou por todas as equipes da base durante os quatro anos de clube e, curiosamente, foi o antecessor de Andreotti no Friburguense. À época, em abril de 2011, Mendonça substituiu Edson Souza e comandou o time em três jogos na série B estadual, conquistando uma vitória, um empate e uma derrota. No ano passado, esteve à frente da equipe nas duas primeiras rodadas da Copa Rio (enquanto o time principal jogava a série D do Brasileiro), onde venceu o Boavista e perdeu para o Nova Iguaçu.
Desta vez, Mendonça terá a responsabilidade de conduzir o Friburguense durante toda a competição estadual. Sem os principais jogadores, a saída será observar a base e os destaques de divisões inferiores. Sobre o possível retorno de Gerson Andreotti, o técnico foi enfático: "Não há problema algum”.
Proposta para dirigir a equipe
"Quando eu cheguei para trabalhar no dia 20, o Siqueira [gerente de futebol] me avisou que teria esse jogo em Santa Rita do Sapucaí. Ele disse que eu comandaria o time e depois conversaríamos sobre a possibilidade de dirigir a equipe na Copa Rio. Batemos um papo, acertamos tudo e ele está confiando no meu trabalho. O Siqueira passou para os jogadores que eu fui o auxiliar do Gerson Andreotti, mas que agora eu estaria à frente do Friburguense junto a ele, ao Adriano e ao Paulinho [preparador físico].”
Expectativa para a nova oportunidade
"Na primeira oportunidade, eu fiquei um pouco assustado, pois fui pego de surpresa. Quando eu cheguei ao clube, naquela ocasião [abril de 2011], nem tinha o conhecimento da demissão do Edson Souza e fui informado que iria dirigir o time no final de semana seguinte. Na primeira partida eu não dirigi a equipe por conta de uma suspensão que peguei no comando dos juniores. O Adriano ficou no banco e eu o ajudei nos bastidores. Eu dirigi duas partidas no banco e obtive um empate, contra o Artsul, e uma vitória contra o Ceres. Ano passado, pude comandar o time B do Friburguense nas duas primeiras rodadas da Copa Rio, enquanto a equipe principal disputava a série D do Brasileiro. Agora, a minha expectativa é grande. Eu aprendi muito trabalhando com o Gerson Andreotti.”
Time de Andreotti x Time de Mendonça
"Não pretendo mudar muita coisa. Vamos priorizar a manutenção do trabalho do Andreotti e manter a mesma filosofia, até porque tínhamos um plantel muito forte e unido. É exatamente esse ambiente de união que vamos trabalhar com esse novo grupo.”
Saída de jogadores importantes
"Sem dúvida, esse fato torna a missão mais difícil, mas não impossível. Ainda bem que existe a renovação dentro do futebol e a abertura de novos espaços. A saída de alguns jogadores foi importante para a carreira deles, pois disputarão uma série C de Campeonato Brasileiro. E isso vai abrir portas para os garotos mostrarem serviço, principalmente os que foram promovidos dos juniores. Não é um trabalho simples, mas mantivemos a base com o Sergio Gomes, Cadão, Bidu e Victor Hugo. Vamos criar alternativas para as perdas e encontrar a melhor formação.”
Dificuldade para contratar reforços
"Vamos partir do princípio que é na base que temos alguns garotos que podem ser aproveitados. Durante os amistosos, nós vamos observar jogadores e estamos atentos à segunda divisão do Rio de Janeiro. Sempre tem algum atleta que se destaca e sonha disputar a primeira divisão do carioca. O Friburguense é uma ponte, mesmo com um orçamento bem abaixo em relação a outras equipes. O clube possui uma estrutura para montar um bom time. O Siqueira está atento e os empresários sempre oferecem jogadores. Resta observar, analisar e definir o que será melhor para a montagem da equipe.”
Avaliação do primeiro teste
"Posso dizer que a avaliação foi positiva, até pelos novos atletas que utilizamos. O Rainer, esse garoto de 17 anos que entrou no último jogo do carioca, contra o Quissamã, é um exemplo. Nos primeiros minutos ele estava um pouco nervoso, mas depois se estabilizou e foi muito bem no amistoso. Além dele, eu destaco o Rômulo Azevedo, um volante que já fazia parte do grupo e não teve muitas oportunidades. O próprio Victor Hugo, atleta mais experiente que depois de tanto tempo iniciou uma partida. Vamos buscar jogadores na base e no mercado, dentro das condições do clube, para montar o plantel.”
Antecipação do retorno aos treinos
"Ajuda muito na parte física, técnica e tática. Podemos conseguir um entrosamento maior e unir mais o grupo. Nós vamos sair na frente dos rivais nesse sentido e, através dos amistosos, a tendência é encontrar a formação ideal e a melhor maneira de jogar. Essa foi um ideia do Siqueira e nós a abraçamos.”
Possível retorno de Gerson Andreotti
"Não há problema algum. Eu sou funcionário do Friburguense e já trabalhei em todas as categorias. Estou contribuindo mais uma vez nesse momento que o clube precisa. Se o Siqueira me efetivar novamente como auxiliar vai ser um prazer, sem mágoa ou ressentimento. Quero cumprir a minha missão e vou procurar fazer o melhor em qualquer cargo. O meu carinho pelo clube não vai mudar.”
Deixe o seu comentário