Friburguense terá o Duque de Caxias como primeiro rival na Série B1

Grupos e tabela do Campeonato Estadual da Série B1 já estão definidos
quinta-feira, 21 de março de 2019
por Vinicius Gastin
Encontro com o Duque de Caxias em 2018 traz boas recordações para o Tricolor da Serra
Encontro com o Duque de Caxias em 2018 traz boas recordações para o Tricolor da Serra

O primeiro passo rumo ao sonho de voltar a jogar a primeira divisão do Campeonato Carioca poderá ser dado em casa pelo Friburguense. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) sorteou na tarde da última terça-feira, 19, grupos e tabela do Campeonato Estadual da Série B1 de 2019. Ao contrário da temporada passada, quando estreou fora de casa contra o Audax, o Tricolor da Serra faz o primeiro jogo da temporada em Nova Friburgo, no dia 25 de maio, quando recebe o Duque de Caxias.

Ano passado, no confronto entre ambos, o Frizão venceu por 1x0 em Xerém, com gol de Lohan. O jogo válido pela terceira rodada da Taça Santos Dumont marcou a reestreia de Jorge Luiz pelo clube, e o início de uma boa arrancada até as semifinais do primeiro turno. Foram cinco vitórias e um empate na sequência do campeonato. O período de invencibilidade acabou no polêmico jogo contra o Tigres do Brasil, em Los Lários, pela última rodada da Santos Dumont. A equipe comandada por Cadão acabaria eliminada pelo Americano, em Campos.

Nem tanta sorte assim...

 Estrear em casa poderia ser um indicativo de sorte para o Friburguense, mas a sequência da tabela do primeiro turno faz a tese cair por terra. Integrante do grupo com nove equipes, o Tricolor fará um total de oito jogos na Taça Santos Dumont. Com um detalhe: serão apenas três no Eduardo Guinle e outros cinco fora de Nova Friburgo. Duque de Caxias e Itaboraí estão nessa mesma situação. Serra Macaense e Bonsucesso vão ter quatro jogos em casa e quatro fora, enquanto Barra da Tijuca, Tigres e Serrano tiveram melhor sorte, e jogarão cinco partidas em seus estádios e três fora de casa.

As datas ainda vão ser detalhadas pela Federação, mas a sequência já é conhecida pelo clube. Depois do duelo com o Duque, o Frizão sai para enfrentar o Serrano, recebe o Itaboraí, viaja para encarar Bonsucesso e Barra da Tijuca em sequência, joga a sexta partida em casa contra o Tigres do Brasil, sai para pegar o Serra Macaense, folga na oitava rodada e fecha o turno contra o Campos, também longe de Nova Friburgo.

No segundo turno a situação é mais equilibrada. O Friburguense fará cinco jogos em casa – inclusive o primeiro, contra o Sampaio Correa, e outros cinco fora. Ou seja: nos 18 compromissos nas primeiras fases da Série B1, o Frizão viajará em dez oportunidades e jogará em casa oito vezes. São 24 pontos em disputa na serra, e outros 30 longe do Eduardo Guinle.

Equipes e regulamento

Bonsucesso e Serrano, clubes da divisão que tinham pendências com a entidade, acertaram as questões a tempo e estão confirmados na competição.

A Série B1 deste ano terá 19 participantes em busca das duas vagas na Seletiva de 2020. Desta forma, necessariamente, um time terá folga por rodada. A tabela e o regulamento da categoria Sub-20 são iguais as do profissional.

Na abertura da Taça Santos Dumont (1º turno), além do jogo que envolve Frizão e Duque, destaque para o duelo entre Nova Cidade, campeão da Série B2 em 2018, e America, que faturou o título da B1, mas foi rebaixado no Grupo X e, como manda o regulamento, tem que disputar a Segundona no mesmo ano. Os duelos entre Barra da Tijuca x Itaboraí e Sampaio Corrêa x Goytacaz também prometem ser movimentados.

O regulamento da competição é praticamente o mesmo em relação ao do ano passado, mas com uma mudança importante: caso um time vença os dois turnos, ele sobe diretamente e os dois da classificação geral disputam a outra vaga. As equipes se enfrentam em turno (Taça Santos Dumont, dentro do grupo) e returno (Taça Corcovado, grupos cruzados), e os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais em jogo único.

O campeão de cada turno – se forem diferentes - e os dois melhores times da classificação geral (soma dos dois turnos) avançam para as semifinais do campeonato. Os finalistas sobem para a Série A de 2020 e disputam a Seletiva.

Compõem o grupo A as equipes do America, Angra, Artsul, Audax, Gonçalense, Goytacaz, Nova Cidade, Olaria, Sampaio Corrêa e São Gonçalo. O Friburguense está na chave B, que possui apenas nove times, ao lado de Barra da Tijuca, Bonsucesso, Campos, Duque de Caxias, Itaboraí, Serra Macaense, Serrano e Tigres do Brasil.

Os grupos da Série B1

GRUPO A: America, Angra, Artsul, Audax, Gonçalense, Goytacaz, Nova Cidade, Olaria, Sampaio Corrêa e São Gonçalo
GRUPO B: Barra da Tijuca, Bonsucesso, Campos, Duque de Caxias, Friburguense, Itaboraí, Serra Macaense, Serrano e Tigres

Tabela do Frizão

Taça Santos Dumont
25/mai - Sáb, 15h - Friburguense x Duque de Caxias, Eduardo Guinle
01/jun - Sáb, 15h - Serrano x Friburguense, Atílio Marotti
12/jun - Qua, 15h - Friburguense x Itaboraí, Eduardo Guinle
15/jun - Sáb, 15h - Bonsucesso x Friburguense, a definir
22/jun - Sáb, 15h - Barra da Tijuca x Friburguense, a definir
29/jun - Sáb, 15h - Friburguense x Tigres, Eduardo Guinle
06/jul - Sáb, 15h - Serra Macaense x Friburguense, Moacyrzão
20/jul - Sáb, 15h - Campos x Friburguense, Ângelo de Carvalho

Taça Corcovado
03/ago - Sáb, 15h - Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
10/ago - Sáb, 10h - Gonçalense x Friburguense, Alzirão
17/ago - Sáb, 15h - Friburguense x Nova Cidade, Eduardo Guinle
24/ago - Sáb, 15h - São Gonçalo x Friburguense, Alzirão
31/ago - Sáb, 15h - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle
04/set - Qua, 15h - Audax x Friburguense, Moça Bonita
07/set - Sáb, 15h - Friburguense x Angra dos Reis, Eduardo Guinle
11/set - Qua, 15h - America x Friburguense, Giulite Coutinho
14/set - Sáb, 15h - Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
18/set - Qua, 15h - Goytacaz x Friburguense, Ary de Oliveira

1ª rodada - 25/05
São Gonçalo x Artsul
Angra dos Reis x Audax
Gonçalense x Olaria
Sampaio Corrêa x Goytacaz
Nova Cidade x America
Barra da Tijuca x Itaboraí
Tigres x Campos
Friburguense x Duque de Caxias
Bonsucesso x Serrano
Folga: Serra Macaense

  • Marcelo Vianna, diretor de Competições da Ferj, comandou a reunião que sorteou as tabelas

    Marcelo Vianna, diretor de Competições da Ferj, comandou a reunião que sorteou as tabelas

  • Ao contrário da temporada passada, Friburguense estreia na Série B1 deste ano, em casa

    Ao contrário da temporada passada, Friburguense estreia na Série B1 deste ano, em casa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | futebol
Publicidade