Uma vitória para ser comemorada e valorizada. Não apenas pelo contexto da pontuação, que coloca o Friburguense, de fato, na briga pela classificação para as semifinais da Taça Rio Sub-20. Mas principalmente pelo brio da equipe comandada por Merica, que reuniu todos os ingredientes necessários para vencer o Flamengo por 2 a 1 no último sábado, 28, no Eduardo Guinle: uma equipe disposta, o goleiro Felipe e o atacante Matheus inspirados e João Victor insistente para marcar o tento da vitória.
Com o resultado, o time de Nova Friburgo pulou para a sétima colocação, com 18 pontos conquistados, dois a menos que a quarta colocada, a Portuguesa. Na próxima rodada, sábado, 4, o Frizão viaja para enfrentar o América.
Golaço põe Frizão na frente
O jogo tinha caráter decisivo para o Friburguense. Uma vitória poderia aproximar de vez a equipe do G-4 da Taça Rio, enquanto um tropeço poderia complicar consideravelmente a situação tricolor. Talvez a responsabilidade pelo resultado tenha pesado nos minutos iniciais. O Frizão errou muitos passes na saída de bola, e demorou para frear a velocidade dos atacantes do Flamengo.
Nesse meio tempo, Felipe trabalhou algumas vezes, inclusive com uma bela defesa no canto direito, aos quatro minutos. Sem conseguir trabalhar a bola, o Friburguense tentava os lançamentos longos, mas sem resultado. Bastante exigido nos primeiros 20 minutos, Felipe voou no ângulo esquerdo para espalmar a cobrança de falta antes do tempo técnico.
Durante a reunião com os jogadores Merica pediu para a equipe trabalhar mais a bola, e embora a dificuldade para tal não tivesse diminuído, o treinador foi atendido aos 24. Foi quando Lucas conseguiu limpar a marcação e finalizar, com algum perigo, por cima da meta. Se a criação não funcionava tanto quanto nos últimos jogos, ao menos a defesa não corria mais tantos riscos.
Apenas na bola parada o Flamengo conseguiu ameaçar, aos 40 minutos, mas Cleisson chegou antes do atacante rival para afastar. Outro momento foi um novo erro na saída de bola, que resultou no chute sem direção de Cafu. Mas o ápice do primeiro tempo estava reservado para os 43 minutos, quando o Frizão encaixou rápido contra ataque, Lucas levantou e a bola cruzou a grande área. Ricardo chegou a tempo, levantou e Matheus acertou um lindo voleio, sem chances de defesa, para abrir o marcador.
Dois gols e a vitória tricolor
O Friburguense começou o segundo tempo em ritmo forte, especialmente explorando as subidas de Rodrigo pela direita. O Flamengo respondeu à altura, e Júnior conseguiu travar a finalização do atacante rival para evitar o gol de empate aos dois minutos.
Pouco depois, Felipe brilhou ao buscar o chute no ângulo esquerdo com a mão trocada. O Frizão voltou a bater em gol com João Pedro, de bate-pronto, para a intervenção do goleiro no centro da meta aos nove. No lance seguinte, entretanto, o rubro-negro alcançaria o empate.
Depois da intensidade dos minutos iniciais, o jogo caiu de ritmo, mas as oportunidades continuaram aparecendo. Matheus tentou pelo lado tricolor aos 16 minutos, mas não finalizou com a força necessária para balançar as redes. Pouco depois, o camisa nove recebeu de João Pedro e carimbou o travessão.
O Tricolor da Serra voltou ligado do tempo técnico, e aproveitou boa sequência de tentativas para voltar a frente no marcador: João Victor brigou pela posse de bola na grande área, ganhou a dividida e bateu de canhota. A bola desviou na zaga e entrou no canto direito. O cenário ficou ainda mais favorável quando o Flamengo teve um jogador expulso aos 24, após entrada dura sobre Murillo. O Friburguense teve grande chance de marcar o terceiro com André em rápido contra golpe, mas o atacante errou o alvo. Sem correr maiores riscos, o Frizão segurou a vitória no Eduardo Guinle.
O Friburguense atuou com Felipe, Rodrigo, Cleisson, Júnior e Ricardo; Murillo, Rafael, João Victor (Humberto) e João Pedro; Lucas (André) e Matheus (Breno).
Juvenil e Infantil perdem
Nas duas categorias inferiores, o Friburguense não teve um bom fim de semana. A equipe juvenil foi derrotada pelo Boavista por 2 a 1, enquanto o infantil foi goleado pelo placar de 5 a 1. Ambas as partidas foram realizadas no último domingo, 29, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. O Frizão volta a campo por ambas as categorias no próximo sábado, 4 de junho, quando viaja para enfrentar o Vasco.
Frizão avança para as oitavas de final da Copa Dente de Leite sub-11
Mesmo em dificuldades financeiras, pelo fato de não ter mais as verbas de TV da primeira divisão estadual, o Friburguense segue investindo nas categorias de base. O sub-11, por exemplo, participa da Copa Dente de Leite, disputada no Rio de Janeiro.
No último sábado, 28, os pequeninos do Tricolor da Serra entraram em campo pela terceira e última rodada da fase de grupos, no Campo do Ninho das Garças em Guaratiba. O adversário foi o Serrano, de Petrópolis, e o Frizão atropelou: fez 7 a 0, garantindo assim o segundo lugar no grupo D da competição e a classificação para as oitavas de final. O Fluminense avança como líder da chave.
Na rodada anterior, o Friburguense havia vencido Maricá por 3 a 1. No próximo sábado, 4, o Tricolor começa a jogar a fase de mata-mata contra o Olaria, às 14h. A equipe é dirigida no torneio pela comissão técnica formada por Sávio Badini, Supervisor, Fellipe Malhard, treinador, o preparador físico Ramon Ramirez e o treinador de goleiros Benício Jorge.
Deixe o seu comentário