Quando Edson Barboza colocar os pés no octógono na noite de hoje, 11, pelo menos 200 mil pessoas subirão junto com o atleta para tentar vencer mais um desafio. Nova Friburgo veste novamente as luvas, e através da energia positiva, torcerá pelo atleta friburguense no TUF Finale, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Originalmente, Tony Ferguson, vencedor do TUF 13 e adversário de Edson, enfrentaria Khabib Nurmagomedov em luta que definiria o próximo desafiante dos leves. O fato reforça as possibilidades de uma aproximação da disputa pelo cinturão da categoria.
Após retirar o russo do card o Ultimate anunciou Barboza como novo oponente de Ferguson. O friburguense fará a penúltima luta do evento, que terá Chad Mendes contra Frankie Edgar – também treinado pelo mestre Anderson França, de Nova Friburgo - na luta principal. A expectativa para a luta de Edson é de um duelo bastante movimentado e agressivo – tanto em pé quanto no chão.
Ferguson venceu seis seguidas (Mike Rio, Katsunori Kikuno, Danny Castillo, Abel Trujillo, Gleison Tibau e Josh Thomson), sendo quatro pela via rápida (três finalizações e um nocaute). Confiante, declarou recentemente que não consegue ver ninguém o parando.
Já Edson Barboza, há algum tempo, mira o topo dos pesos leve do UFC. E tem credenciamento para isso. Tratado por parte da imprensa especializada como o “Fenômeno de Nova Friburgo”, Barboza brilhou na última luta contra Paul Felder, e lutará para repetir o feito.
Histórico de lutas e vitórias
Aos 29 anos de idade, Edson Barboza possui cartel extremamente positivo, com 16 vitórias e três derrotas na carreira. Na última vez em que subiu ao octógono, derrotou Paul Felder no UFC: Barão x Dillashaw 2, no último dia 25 de julho. Em 13 lutas no UFC, Barboza venceu dez vezes, e só foi derrotado por Jamie Varner, Donald Cerrone e Michael Johnson.
“Sinto que estou ficando perto do cinturão, até porque alguns que estão na minha frente já tiveram oportunidade”, disse em entrevista, referindo-se à luta entre Donald Cerrone e Rafael dos Anjos, no dia 19 de dezembro, pelo cinturão dos leves. Deste confronto, pode sair o futuro adversário de Barboza.
Já o adversário, o americano Tony Ferguson, de 31 anos de idade, tem 19 vitórias e três derrotas na carreira, e vem de uma sequência de seis vitórias seguidas. Sua última derrota aconteceu contra Michael Johnson, em maio de 2012 — sua única derrota em dez lutas no UFC.
A história de Barboza começou com o sacrifício de sua mãe, que cedia os vales-transportes que ganhava no emprego para o filho ir à academia. A partir do momento em que não encontrou mais adversários para os combates de muay thai no país, sentiu que precisava de novos desafios. Campeão de todos os torneios possíveis, o friburguense ainda resistiu à ideia de migrar para o MMA por algum tempo, mas acabou aceitando.
"O Anderson França (treinador) e vários amigos sempre me incentivaram, mas eu não aceitava. Em certo momento, eu percebi que teria de buscar algo diferente para poder crescer na carreira”, lembra Barboza.
Nos Estados Unidos, ele participou de algumas lutas antes de assinar contrato com o UFC, a maior organização de MMA do planeta. O potencial ficou evidente logo nas primeiras lutas, e chamou a atenção de Dana White e sua equipe. Desde a estreia, o lutador impôs o próprio estilo e conseguiu vencer diversos duelos por knockdown. Dono de um dos mais impressionantes nocautes da história do UFC, contra Terry Etim, Edson Barboza persegue o maior sonho da carreira, que é conquistar o cinturão e trazê-lo para Nova Friburgo.
TUF 22 Finale (Las Vegas, EUA)
Frankie Edgar x Chad Mendes
Edson Barboza x Tony Ferguson
Joe Lauzon x Evan Dunham
Mike Pierce x Ryan LaFlare
Gabriel Napão x Konstantin Erokhin
Mirsad Bektic x Tatsuya Kawajiri
Joby Sanchez x Justin Scoggins
2 fotos – legendas:
1- Preparação de Barboza foi intensa para o combate desta noite
2- Com cartel extremamente positivo, lutador friburguense sonha em disputar o cinturão dos leves
Deixe o seu comentário