Arquivo de Notícias
Friburguense protesta - Manifestação pacífica está marcada para hoje
quarta-feira, 19 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Convocado pela rede social, ato público será realizado às 18h na Dermeval Barbosa Moreira
A onda de protestos iniciada no Rio de Janeiro e São Paulo na semana passada e que se expandiu para várias capitais a partir desta segunda-feira, também chegou a Nova Friburgo. Hoje, quarta-feira, está marcado um protesto pacífico para às 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
A convocação para a manifestação friburguense vem sendo feita desde sexta-feira nas redes sociais, em especial, no Facebook, na página "Protesto Popular Geral”. O grupo que organiza o movimento pede à população para que "manifeste-se contra o que te incomoda e te acomoda”. Além disso, publica palavras de ordem: "Proteste. Imponha-se. Não se conforme. Questione e Lute”, convoca.
Na página de convocação do Facebook, os temas dos protestos são difusos. Há sugestões variadas dos participantes que vão dos recentes aumentos das tarifas de ônibus e de energia elétrica às taxas de água e esgoto; da morosidade da reconstrução a críticas aos governos municipal, estadual e federal; da construção de casas populares à deficiência dos serviços de saúde e educação; os gastos com as copas das Confederações e do Mundo, a classe política e os partidos também são citados, entre outros tantos temas.
Em várias postagens e comentários existe uma preocupação para que o movimento transcorra de forma pacífica, sem repetir os incidentes como o ocorrido segunda-feira na Alerj, no centro do Rio — onde um grupo minoritário acabou praticando atos de vandalismo contrariando a grande massa que, democraticamente, cobrava soluções, sem violência.
Até o início da tarde de ontem, mais de seis mil pessoas — a grande maioria com perfil jovem — já haviam confirmado presença, através do Facebook, na manifestação desta quarta-feira, enquanto outras 1,5 mil haviam dito que talvez participem.
As polícias Militar e Civil, assim como a Guarda Municipal, estarão nas ruas com todo o efetivo para garantir a segurança dos manifestantes e evitar eventuais danos aos patrimônios público e privado.
Protestos tomam conta das redes sociais... e das ruas
A Constituição do Brasil de 1988, em seu artigo quinto, caput e nos desdobramentos deste artigo, ao longo da sua narrativa, prescreve que todos devem ser tratados como iguais, independentemente de qualquer distinção. Prescreve, ainda, a vedação de qualquer tratamento desumano ou degradante, como também a redução das desigualdades, a erradicação da pobreza e da marginalização tendo como fundamento o Estado Democrático de Direito.
Os protestos que se espalharam pelo Brasil foram praticamente o único tema presente nas redes sociais — Twitter, Facebook e YouTube. Segundo levantamentos feitos até ontem, terça-feira, os compartilhamentos de conteúdos relacionados ao tema atingiram mais de 80 milhões de internautas. O mapeamento foi realizado online pela empresa Scup.
E das redes sociais, os protestos ganharam forma real nas ruas e avenidas do Brasil, com grandes manifestações deflagradas nas principais capitais brasileiras no início da semana. Nesta semana, além de Nova Friburgo, outros municípios do interior do Estado do Rio também têm manifestações previstas, como Volta Redonda, São Gonçalo, Niterói, Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Guapimirim, Macaé, Petrópolis, Resende e Teresópolis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário