Vinicius Gastin
Um time com identidade. A afirmação, tão comentada pelo técnico Gerson Andreotti, se confirmou na prática em Macuco. O Friburguense teve posse de bola, envolveu o Macaé em grande parte do tempo e venceu a partida por 2x1. Romulo e Ziquinha marcaram os gols do Tricolor da Serra, enquanto João Carlos fez para o time do norte fluminense.
Frizão com mais posse de bola
A tentativa de valorizar a posse de bola nos minutos iniciais era uma amostra do que Friburguense e Macaé apresentariam no primeiro tempo. Com Marcelo e Lucas, o time de Gerson Andreotti voltou a pressionar a saída de bola adversária com eficiência. A equipe do norte fluminense, entretanto, revelou uma das principais armas logo aos três minutos: os cruzamentos na direção de João Carlos. Daniel foi ao fundo pela direita, cruzou e o camisa nove antecipou ao capitão Cadão para abrir o marcador em Macuco. Nem deu tempo para lamentar. No ataque seguinte do Friburguense, Marcelo levantou, a defesa cortou mal, a bola desviou em Sergio Gomes e sobrou para Romulo empatar.
Igualdade no marcador, domínio serrano em campo. O Frizão passou a ter o controle das ações, maior posse de bola e encaixou a marcação pelo lado esquerdo de defesa. O Macaé continuou apostando nas bolas altas, sem sucesso. Na mesma moeda, o Tricolor da Serra respondeu com Marcelo e Jorge Luiz. No rebote do escanteio cobrado aos 25, Bidu bateu cruzado e Romulo tentou desviar de calcanhar, mas mandou por cima. Mais perigoso, o Friburguense levou um pequeno susto quando João Carlos arriscou de longe, à esquerda de Afonso, aos 31. Depois do lance, o ritmo da partida diminuiu e os efeitos do forte calor foram sentidos pelos jogadores. Exceto por Ziquinha, que aos 37, puxou rápido contragolpe pelo meio e acionou Romulo na entrada da área. O atacante foi derrubado, mas Jorge Luiz cobrou a falta na barreira. Antes do intervalo, Marcelo ainda experimentou de longe, por cima.
Ziquinha balança as redes
Com a mesma equipe do primeiro tempo, o Friburguense manteve a postura ofensiva e iniciou a etapa final no campo de ataque. A primeira finalização, nos pés de Marcelo, aconteceu antes dos dois minutos. Aos cinco, foi a vez de Jorge Luiz arriscar por cima do gol. Parecia questão de tempo e pontaria para o segundo gol do Tricolor da Serra sair. E assim se confirmou. Após tentativas frustradas de Jorge Luiz e Lucas, Sergio Gomes recebeu em profundidade pela direita, foi ao fundo e rolou para Ziquinha completar para as redes, aos 11 minutos. A partir dos 15, Andreotti promoveu alterações na equipe. Felipe, Toshyia e o lateral Léo substituíram Flavinho, Ziquinha e Sergio Gomes.
O Macaé, também modificado, continuou insistindo nas bolas altas. Aos 20, Afonso evitou o empate após cobrança de falta de Rodrigo Dantas. O Frizão, já com Paulo Roberto no ataque, voltou a finalizar através de Willian, aos 27, sem perigo. A defesa tricolor manteve-se firme até o final, e bloqueou as principais tentativas do adversário. Em uma das poucas tentativas efetivas, aos 42, Afonso defendeu chute de Regis com segurança. No dia do aniversário de Macuco, o Friburguense festejou a vitória e a boa atuação.
Ficha Técnica
Friburguense 2x1 Macaé
Amistoso Beneficente
Estádio Dr. Mario Freire Martins, Macuco–RJ
28/12/2013 - 16h
Renda e público: Portões abertos
Árbitro: Robson Soares
Assistentes: Raquel de Mattos e Julio Moizinho
Friburguense: Afonso, Sergio Gomes (Léo), Cadão (Clayton), Bruno e Flavinho (Felipe); Bidu, Lucas (Damião), Marcelo (Zé Victor) e Jorge Luiz (Willian); Ziquinha (Toshyia) e Romulo (Paulo Roberto).
Técnico: Gerson Andreotti
Macaé: Felipe (Rafael), Daniel (Wallace), Kleber Carioca (Bruno), Douglas e Gabriel (Ernani), Gedeil (Regis), Renan (Marquinhos), Digão (Rodrigo Dantas) e Marco Goiano, Jean (Diniz) e João Carlos
Técnico: Paulo Henrique Filho
Ziquinha e Romulo marcaram os gols da vitória do Frizão
Jorge Luiz movimentou-se bastante e foi um dos destaques do Friburguense no amistoso
Capitão Cadão corta o cruzamento: Tricolor da Serra dominou a maior parte do jogo
Ziquinha comemora o segundo gol: Frizão encerra 2013 com vitória
Recepção calorosa e maioria nas arquibancadas: boa relação com Macuco pode render novos projetos
Friburguense e Macuco. Uma relação de anos e cada vez mais estreita. O carinho da população macucoense com o Tricolor da Serra fez o time de Gerson Andreotti ter a maioria da torcida nas arquibancadas do estádio Mário Freire durante o amistoso.
Há cerca de um mês, as autoridades do município estiveram no Eduardo Guinle e confirmaram a realização da partida. O contato entre o clube e o município de Macuco inclui a indicação e troca de jogadores que se destacam no interior do estado.
"Para uma cidade do interior, que gosta de futebol, é um prazer receber duas equipes profissionais da série A do carioca no aniversário de 18 anos. São grandes jogadores que estão se preparando. Macuco tem grande amizade com os dois times. É um amistoso beneficente, não cobramos ingresso e procuramos distribuir os alimentos arrecadados entre as pessoas carentes. O Macaé joga em Macuco desde 2005, e a relação com o Friburguense é ainda mais antiga. O clube é um grande parceiro, e temos um carinho enorme pelo Siqueirinha. O prefeito Felix Lengruber, inclusive, já foi médico do Friburguense”, explica o secretário de esportes Diogo Latini.
Em 2014, Friburguense e Macuco poderão ampliar o relacionamento e iniciar um novo projeto em conjunto. O Tricolor da Serra estuda abrir um núcleo da base na região, e o discurso do secretário comprova que o acordo está bem encaminhado.
"Estamos tentando um acordo entre Friburguense e o projeto social que nós temos em Macuco, que funciona como projeto social, e tudo está fluindo para concretizarmos. Hoje temos o César, daqui de Macuco, na base do clube.”
Por ora, Friburguense e Macuco têm novo encontro marcado no dia 11 de janeiro, quando o time sub-20 do Tricolor da Serra encara a equipe da casa em jogo amistoso, às 16h, no Estádio Dr. Mário Freire.
Frizão teve a maioria da torcida no Estádio Mário Freire: cerca de 300 pessoas acompanharam a partida
Volante Lucas destaca entrosamento
Troca de passes em velocidade, inversões de jogadas e posse de bola. O Friburguense de Gerson Andreotti apresentou um pouco de suas principais características na vitória sobre o Macaé, em Macuco. O Frizão dominou o meio-campo, e teve o controle das ações durante a maior parte do duelo, principalmente enquanto os titulares das duas equipes estiveram em campo.
"Eu, o Marcelo, Jorge e o Bidu, que formamos o meio-campo, temos um entrosamento por jogar há bastante tempo juntos, e isso faz muita diferença. Nós já sabemos onde o companheiro está posicionado, o tempo de bola, a composição e a marcação. Desta forma o nosso time fica forte, junto com os apoios do Flavinho, Sergio e a movimentação do Romulo e do Ziquinha na frente. Esse grupo tem tudo pra fazer um grande campeonato carioca em 2014”, avaliou o volante Lucas.
O camisa oito, assim como Marcelo, Ziquinha e Zé Victor, retorna de empréstimo para defender o Friburguense no estadual da próxima temporada. Lucas mostrou-se satisfeito com o rendimento da equipe na partida, elogiou o adversário, e lembrou que os jogadores ainda precisam evoluir fisicamente.
"O Macaé é forte, nós já conhecemos, e foi um jogo bem complicado. Nós vencemos e isso dá moral para começar o ano empolgado. O amistoso foi bem corrido e interessante para o nosso time. Não estamos 100%, o que é normal, mas a preparação está muito boa. Teremos mais um período de pré-temporada em Santana de Cataguases e vamos chegar em boas condições no campeonato. Estamos no caminho certo pra isso.”
Deixe o seu comentário