Vinicius Gastin
O Friburguense, por muito pouco, não venceu o segundo amistoso preparatório para a Copa Rio. O empate do Nova Iguaçu no último minuto da partida definiu o 2x2 na manhã desta sexta-feira, 21, no Laranjão. O Tricolor da Serra abriu o placar com Lohan, sofreu o empate ainda no primeiro tempo, e aos 40 da etapa final voltou a ficar em vantagem com o gol de Clayton. No último lance da partida, entretanto, sofreu o empate. Na próxima semana, o time de Mendonça terá mais dois jogos-treino, ambos contra o Macaé. Na quarta-feira, 26, às 15h, a partida será no Eduardo Guinle, e no sábado, às 10h, no Moacyrzão.
Primeiro tempo equilibrado
O Friburguense entrou em campo para disputar apenas o segundo amistoso preparatório para a Copa Rio, com um time renovado e sem alguns dos principais jogadores, que estão emprestados. Do outro lado, estava um Nova Iguaçu em ritmo de competição, considerado um dos favoritos ao título do campeonato brasileiro da série D. Essas diferenças ficaram fora de campo e o equilíbrio predominou durante o 1º tempo. A marcação forte de ambas as equipes dificultou o trabalho de criação e a bola aérea foi a alternativa para o Nova Iguaçu finalizar por duas vezes, uma aos oito e outra aos dez minutos. O Tricolor da Serra apostava nas jogadas pela direita, através das tabelas entre Sergio Gomes e Rainer. Entretanto, o primeiro a chutar a gol foi o volante Pierre, substituto de Bidu, vetado por um estiramento na coxa direita. A partir dos 20 minutos, o Nova Iguaçu passou a ser mais efetivo pelo lado direito, ao explorar as investidas do lateral Belarmino. Exatamente neste momento, o time da casa provou do próprio veneno: Victor Hugo cobrou escanteio, Cadão desviou e Lohan apareceu para completar e colocar o Frizão em vantagem, aos 23. O gol esquentou o clima da partida e algumas divididas mais fortes proporcionaram discussões entre os jogadores, exigindo a intervenção da árbitra Simone. Aos 32, o Nova Iguaçu conseguiu o empate em chute de longe. Afonso ainda desviou, mas não evitou o gol. O ritmo da partida se manteve e o time da baixada esboçou uma pressão, mas o Friburguense suportou e conseguiu encaixar alguns bons contra ataques. Em um deles, Sergio Gomes tabelou com Rainer e levantou na direção de Lohan. O atacante ajeitou para Romulo, que não conseguiu concluir para o gol.
Alterações e gols na segunda etapa
Para a segunda etapa, o Nova Iguaçu trocou quase todos os jogadores, enquanto o Friburguense voltou apenas com Dudu na vaga de Romulo. O panorama pouco mudou em relação aos 45 minutos iniciais: o Nova Iguaçu apostava na bola alta, enquanto o Friburguense esperava uma brecha para contra-atacar. Até os 15 minutos, apenas um chute de longa distância do time da casa mereceu registro. A partir de uma falta cobrada por Victor Hugo e cabeçeada por Ricardinho, o Friburguense passou a ocupar mais o campo ofensivo. Em uma sequência de quatro escanteios, o Tricolor da Serra teve boas oportunidades para marcar o segundo gol. Na melhor delas, Ricardinho raspou de cabeça e o goleiro Renan defendeu no canto direito. A essa altura, o técnico Mendonça já havia mexido cinco vezes e o Frizão já não apresentava a mesma força ofensiva. Aos 23 minutos, após lance confuso na grande área, Cadão salvou o Friburguense. No lance seguinte, foi a vez de Afonso aparecer com duas ótimas defesas, ambas à queima-roupa. A pressão iguaçuana prosseguiu em cobranças de faltas e escanteios, todas direcionadas à área de Afonso. No entanto, o Friburguense foi mais eficiente na bola alta, e aos 40 minutos, Clayton subiu mais que a defesa para marcar o segundo gol. Em sua primeira participação, Luiz Felipe apareceu bem, mas não pôde evitar o empate do Nova Iguaçu no último minuto, após bate-rebate na área.
Friburguense: Afonso (Luiz Felipe), Sergio Gomes (João), Cadão, Clayton e Victor Hugo; Pierre, Rômulo Azevedo, Romulo (Dudu) e Rainer (Vitinho); Ricardinho e Lohan.
Ricardinho formou a dupla de ataque com Lohan no amistoso
O primeiro tempo foi bastante disputado no Laranjão
Lohan comemora o primeiro gol do Friburguense, aos 23 do primeiro tempo
Afonso iniciou o jogo como titular no gol do Friburguense
Capitão Cadão teve boa atuação e participou do primeiro gol tricolor
Deixe o seu comentário