Por Bruno Pedretti
A friburguense Débora Duarte Moreira acaba de sagrar-se a grande vencedora do Campeonato Brasileiro de Musculação, que aconteceu no último sábado, 22, em Santos/SP. Débora já havia disputado outros torneios com êxito, como o campeonato estadual, em que conseguiu a terceira colocação, o Campeonato Mineiro, no qual ficou em segundo lugar, o de Pelotas, em que conquistou o título, e o Paranaense, em que levou o vice. Mas, segundo Débora, nada se iguala ao título brasileiro.
A escultura e definição do corpo foram julgados por 15 árbitros. “Estava muito confiante, fiz uma dieta rigorosa durante uns seis meses, tinha apenas 3% de gordura no corpo todo, me preparei muito para a competição. Há dois anos que venho malhando pesado”, conta a atleta.
E que ninguém pense que esta seja uma tarefa fácil. Ao longo de sua dedicação ao trabalho, a friburguense Débora teve que se superar várias vezes e enfrentou muitas críticas pelo esporte que pratica. “Muitas pessoas não acreditavam em mim, diziam que esse esporte não me levaria a lugar nenhum... Mas hoje eu posso provar para todo mundo que fiz a escolha certa e sou campeã brasileira com muito orgulho”, diz.
O preconceito com o esporte que Débora pratica é grande, mas ela diz não se importar, pois o que vem em primeiro lugar é a satisfação pessoal da atleta. “As pessoas acham que é um esporte que só os homens podem participar, mas esse conceito vem mudando, inclusive as mulheres mais bonitas do Brasil competem”, afirma Débora.
Débora se classificou para o mundial de fisiculturismo ,que acontecerá na Ilha de Mauta, Itália, no próximo dia 19, e já conseguiu patrocínio para a disputa mais importante do mundo na modalidade. A friburguense agradece imensamente a Stam por acreditar e apoiar o esporte, e embarca hoje para Europa. Todo retorno que tem nos torneios que ganha é através da mídia, ou seja, posando para revistas e participando de eventos. Vale dizer que Débora também trabalha como modelo: é quando ela mostra que a mulher praticante de fisiculturismo também tem toda a feminilidade.
Cacá Daud disputa Brasileiro de
Arrancada neste fim de semana
O piloto de arrancada Cacá Daud (Goodyear/FuelTech/Cronomac) disputa neste fim de semana – 28, 29 e 30 – o Campeonato Brasileiro de Arrancada, na cidade de Nova Santa Rita (RS), no Velopark. Cacá, um dos pilotos mais premiados do país, pilota um Vectra de mil cavalos de potência, que freia somente com auxílio de para-quedas.
Este ano Daud participará de cinco etapas do Campeonato Brasileiro de Arrancada, competição realizada pela primeira vez no Brasil e ainda em salões. “A arrancada vai crescer muito neste ano, pela primeira vez teremos uma competição nacional. São etapas no Autódromo de Curitiba, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS) e Spid, em Itatiba (SP). Outra novidade é o regulamento com sistema de largadas eliminatórias, que dá mais emoção para o público e aumenta a presença da mídia televisiva”, afirma o riopretense Daud.
Além das competições de arrancada o piloto vai exibir o Vectra de mil cavalos, que passou por modificações na mecânica e estética em salões de carro. “É importante para os patrocinadores e para o piloto estar nesses eventos. É a oportunidade de novas pessoas conhecerem o carro e o esporte”, diz Cacá, considerado um dos grandes incentivadores da arrancada nacional.
O PILOTO - Cacá Daud é piloto de arrancada e dominou a categoria Turbo A com um Chevrolet Astra nos últimos dez anos. Ele conseguiu cinco títulos no Festival Brasileiro, cinco no paranaense de arrancada e conta com mais de 35 vitórias na antiga categoria. Em 2009 o piloto resolveu inovar e começou a disputar a Copa Brasil de Arrancada no Velopark, na categoria força livre dianteira, com o Vectra. Em 2010 Daud participa do inédito Campeonato Brasileiro de Arrancada de 402 metros.
Agenda
Dias 28, 29 e 30/5: 1ª etapa
Dias 25, 26 e 27/6: 2ª etapa - Itatiba/SP
Dias 13, 14 e 15/8: 3ª etapa - Curitiba/PR (Força Livre Motorsport)
Dias 10, 11 e 12/09: 4ª etapa - Nova Santa Rita/RS (Velopark)
Dias 22, 23 e 24/10: 5ª etapa - Itatiba/SP (Spid)
Dias 28/10 a 7/11: Salão do Automóvel – São Paulo
Dias 9 a 12/12: 17º Festival Brasileiro de Arrancada (Curitiba/PR)
Futebol na rádio: Fernando Bonan e Wanderson Nogueira deram um show falando sobre o tema na Ucam
Os jornalistas e radialistas Fernando Bonan e Wanderson Nogueira ocuparam na noite de terça-feira, 25, a Arquibancada Acadêmica da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo, para falar sobre O futebol no rádio. O debate, que integra o Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica, organizado pelo curso de Comunicação Social, lotou o auditório da centenária instituição. Além de alunos e professores, o tema atraiu várias pessoas ligadas ao esporte em Nova Friburgo e ouvintes da Nova Friburgo AM.
Num clima bem-humorado, os jornalistas falaram sobre suas histórias em relação ao rádio e destacaram a importância do jornalismo local como excelente escola. Bonan contou que seu início de carreira foi na Rádio Sociedade Friburgo e ratificou que o interior foi sua principal fonte de aprendizado. O locutor oficial do Sistema Globo de Rádio também disse que uma de suas inspirações profissionais foi o locutor Edson Mauro. Já Wanderson Nogueira, que se formou em Comunicação Social pela Universidade Candido Mendes, afirmou ter como inspiração o próprio Bonan.
Em relação à questão do rádio desaparecer em função da evolução tecnológica, Bonan foi taxativo: “A televisão tem a imagem, o rádio tem a emoção.O rádio nunca vai deixar de ter seu lugar no jornalismo esportivo”. Wanderson completou:“Apesar de tudo, o rádio ainda é um veículo imediatista”. Os dois profissionais foram unânimes em apontar de forma positiva o mercado de trabalho em rádio, principalmente com a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil.
O debate terminou com o relato de casos engraçados de ambos e seus aprendizados, e uma dica de Bonan para quem quer se dar bem no ramo, que é primeiramente gostar do que faz e depois ter em mente a seguinte frase: “O não você já tem; e a partir daí, é levantar a cabeça e correr atrás do que se deseja”.
O debate contou com a participação da professora Mafalda Mantuano, como mediadora. A abertura ficou a cargo da aluna Daniele Asth, que já atua como profissional de jornalismo na Nova Friburgo AM.
Nova Friburgo sediará
estadual de botão
Nova Friburgo sediará a III etapa do Campeonato Estadual de Futebol de Mesa, modalidade pastilha, no próximo dia 30. O evento acontecerá a partir das 9h, na sede da Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM - Rua Prefeito Eugênio Müller 222/cobertura, Centro). Nesta etapa também participarão Vasco da Gama, Fluminense, Portuguesa, Bangu, América, Duque de Caxias, Goytacaz e Fonseca.
O Friburguense, que está entre os primeiros colocados no ranking da categoria adulto e juvenil, tentará manter em casa a sua hegemonia. O torneio é aberto ao público e no local estarão instaladas mesas para iniciantes e torcedores de modo geral.
A VOZ DA SERRA
na Copa do Mundo
O Brasil na Copa de 1966
Atual bicampeã mundial, a seleção cometeu muitos erros durante a preparação para essa Copa, disputada na Inglaterra, e acabou pagando caro por isso. A estreia até deixou a impressão de que a campanha terminaria outra vez de forma gloriosa: triunfo de 2 a 0 sobre a Bulgária. Porém, na partida seguinte veio o primeiro tropeço com a derrota de 3 a 1 para a Hungria, do lendário Puskas. Na terceira rodada outro 3 a 1, desta vez para a seleção portuguesa, eliminando o Brasil ainda na primeira fase.
Costa do Marfim
A favorita do continente africano, a Costa do Marfim, é a promessa da Copa do Mundo da África. Nomes como Didier Drogba, Yaya Touré e, Eboue, entre outros, credenciam a seleção dos elefantes a almejar algo a mais na competição. Segundo adversário do Brasil no mundial, a equipe laranja participa da sua segunda Copa do Mundo com grande esperança de brigar junto às grandes seleções. Considerada a geração de ouro da Costa do Marfim, os torcedores criam uma grande expectativa em cima dos jogadores, almejando até uma semifinal inédita para a África.
Deixe o seu comentário