Friburgo volta à rotina com previsão de chuva na 1ª semana de 2019

Tempo fica instável, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovões, até domingo
quarta-feira, 02 de janeiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Uma árvore caiu dentro do rio na Rua Jardel Hottz, em Olaria (Foto de leitor)
Uma árvore caiu dentro do rio na Rua Jardel Hottz, em Olaria (Foto de leitor)

2019 começou com tempo encoberto em Nova Friburgo e ficará assim até o fim de semana, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, prevê o Climatempo. Na manhã desta quarta-feira, 2, a cidade volta, aos poucos, à rotina normal. Bancos, Correios e as repartições públicas retomam os atendimentos, depois dos quatro dias do feriadão de ano novo.

Para a semana, o sol deve aparecer entre nuvens e há previsão de chuva à tarde e à noite, áreas diferentes da cidade, acompanhada e raios e trovões, cuja incidência nesta época do ano costuma aumentar.  O tempo permanece instável até domingo, 6. De acordo com o Climatempo, no município, a mínima prevista é de 16 graus e a máxima não deve passar dos 28.

A Defesa Civil informou que a chuva provocou alguns estragos e transtornos na cidade na última segunda-feira, 31. Uma árvore caiu na Alameda Princesa Isabel, em Olaria, e obstrui parte da via. Funcionários das Secretaria Municipal de Serviços Públicos fizeram a limpeza do local e liberaram a pista.

Já na Rua Jardel Hottz, no mesmo bairro, uma árvore caiu dentro do rio. O local passou por uma vistoria. Segundo o órgão a previsão é que a árvore seja removida nesta quarta-feira, 2. Não há registros de desabrigados ou desalojados. E apesar da chuva ter provocado um aumento rápido do nível dos rios Bengalas e D’Antas, não houve transbordamento.

No sábado, 29, a Defesa Civil informou que a forte chuva que atingiu a cidade no dia anterior deixou o município em estado de atenção. No loteamento Maringá, no distrito Riograndina, um deslizamento provocou a interdição parcial de uma via. Foram registradas ainda a queda de um muro divisório entre duas residências no Parque das Flores, em Conselheiro, e em Varginha parte de uma rua cedeu e o trecho precisou ser parcialmente interditado.

Várias ruas ficaram alagadas por toda a cidade. No Centro, os transeuntes ficaram ilhados durante o temporal por conta de alagamentos na altura da Praça Getúlio Vargas, na Rua Farinha Filho e na esquina entre a Avenida Alberto Braune e a Rua Duque de Caxias. Imagens feitas por pessoas que estavam nas calçadas mostraram a forte correnteza e ainda a movimentação de insetos fugindo da água.

Na RJ-130, altura do Hospital São Lucas, a água barrenta que descia da encosta tomou toda a via e os motoristas precisaram redobrar a atenção para passar pelo trecho. Nesta quarta-feira, 2, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) estavam na estrada fazendo serviços de recapeamento.

Também foram informados alagamentos por conta do acúmulo de água pluvial nos bairros Vila Nova, Vila Amélia e em Córrego Dantas. O bairro que teve maior índice de chuva foi Vila Nova, com registro de 70,81 milímetros de precipitação. Já Nova Suíça foi o menor, com 1,6 milímetros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Chuva | verão | Clima
Publicidade