2019 começou com tempo encoberto em Nova Friburgo e ficará assim até o fim de semana, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, prevê o Climatempo. Na manhã desta quarta-feira, 2, a cidade volta, aos poucos, à rotina normal. Bancos, Correios e as repartições públicas retomam os atendimentos, depois dos quatro dias do feriadão de ano novo.
Para a semana, o sol deve aparecer entre nuvens e há previsão de chuva à tarde e à noite, áreas diferentes da cidade, acompanhada e raios e trovões, cuja incidência nesta época do ano costuma aumentar. O tempo permanece instável até domingo, 6. De acordo com o Climatempo, no município, a mínima prevista é de 16 graus e a máxima não deve passar dos 28.
A Defesa Civil informou que a chuva provocou alguns estragos e transtornos na cidade na última segunda-feira, 31. Uma árvore caiu na Alameda Princesa Isabel, em Olaria, e obstrui parte da via. Funcionários das Secretaria Municipal de Serviços Públicos fizeram a limpeza do local e liberaram a pista.
Já na Rua Jardel Hottz, no mesmo bairro, uma árvore caiu dentro do rio. O local passou por uma vistoria. Segundo o órgão a previsão é que a árvore seja removida nesta quarta-feira, 2. Não há registros de desabrigados ou desalojados. E apesar da chuva ter provocado um aumento rápido do nível dos rios Bengalas e D’Antas, não houve transbordamento.
No sábado, 29, a Defesa Civil informou que a forte chuva que atingiu a cidade no dia anterior deixou o município em estado de atenção. No loteamento Maringá, no distrito Riograndina, um deslizamento provocou a interdição parcial de uma via. Foram registradas ainda a queda de um muro divisório entre duas residências no Parque das Flores, em Conselheiro, e em Varginha parte de uma rua cedeu e o trecho precisou ser parcialmente interditado.
Várias ruas ficaram alagadas por toda a cidade. No Centro, os transeuntes ficaram ilhados durante o temporal por conta de alagamentos na altura da Praça Getúlio Vargas, na Rua Farinha Filho e na esquina entre a Avenida Alberto Braune e a Rua Duque de Caxias. Imagens feitas por pessoas que estavam nas calçadas mostraram a forte correnteza e ainda a movimentação de insetos fugindo da água.
Na RJ-130, altura do Hospital São Lucas, a água barrenta que descia da encosta tomou toda a via e os motoristas precisaram redobrar a atenção para passar pelo trecho. Nesta quarta-feira, 2, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) estavam na estrada fazendo serviços de recapeamento.
Também foram informados alagamentos por conta do acúmulo de água pluvial nos bairros Vila Nova, Vila Amélia e em Córrego Dantas. O bairro que teve maior índice de chuva foi Vila Nova, com registro de 70,81 milímetros de precipitação. Já Nova Suíça foi o menor, com 1,6 milímetros.
Deixe o seu comentário