Friburgo volta ao estágio de normalidade, mas tempo continua instável

Defesa Civil mantém monitoramento. Boa Esperança tem queda de barreira; casas em Lumiar e Mury permanecem interditadas
sábado, 10 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Deslizamento próximo à Serramar (Reprodução da web)
Deslizamento próximo à Serramar (Reprodução da web)

A Defesa Civil de Nova Friburgo segue monitorando as ocorrências relacionadas às chuvas no município. Neste sábado, 10, a cidade retornou ao estágio de normalidade. Segundo balanço realizado pelo órgão, das 9h da sexta-feira, 9, até às 9h da manhã de hoje foi registrada uma precipitação média de 11,15 milímetros. Em São Pedro da Serra a chuva foi mais intensa, chegando a 27 milímetros, já Riograndina foi a localidade com menor índice, 3,99 milímetros.

Segundo o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, uma ocorrência foi registrada neste sábado, um queda de barreira, na localidade de Boa Esperança, em Lumiar, sem vítimas. A Defesa Civil não havia sido acionada, mas enviou equipe ao local para verificar o caso. Por conta do deslizamento, a via ficou obstruída.

A Defesa Civil ressalta ainda que os moradores de áreas consideradas de risco devem continuar atentos aos avisos oficiais e seguir as instruções de prevenção caso seja necessário, uma vez que ainda há probabilidade de ocorrência de chuvas. Mori ainda destaca que em casos de emergência deve-se entrar em contato com o órgão pelo número 199.

E o tempo segue instável. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo encoberto e com pancadas de chuva para todo o sábado, com temperaturas variando entre 18 e 23 graus.

Para o domingo, a estimativa é de que a chuva mais intensa de uma trégua, sendo a previsão apenas de céu encoberto com chuvisco pela manhã e tarde e de céu nublado durante a noite. Ainda de acordo com o Inmet, a chuva deve voltar mais forte na segunda-feira, com previsão de pancadas e trovoadas isoladas.

Imóveis continuam interditados

Os seis imóveis que precisaram ser interditados pela Defesa Civil, permanecem sem a liberação para retorno dos moradores. Por conta das fortes chuvas entre a terça-feira, 6, e a quarta-feira, 7, dez pessoas precisaram sair de suas casas por orientação do órgão, elas estão na casa de parentes, não havendo nenhum desalojado sob responsabilidade do município até então.

 A Defesa Civil não comunicou se há previsão de liberação dos imóveis, informou apenas que a situação permanece a mesma, sendo necessário aguardar novas avaliações.

Foram interditadas cinco casas no distrito de Lumiar e uma no distrito de Mury, em função da queda de barreiras.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima | Chuva
Publicidade