O secretário nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Souza Santos, esteve em Nova Friburgo na manhã desta terça-feira, 24, para um encontro com o prefeito Renato Bravo, secretários e vereadores. Na pauta, investimentos no município. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi), em frente à prefeitura.
Como uma das prioridades do governo municipal é dar mais mobilidade ao trânsito friburguense, principalmente no Centro, foram discutidos projetos e condições para a liberação de recursos para intervenções na área urbana do município. Dentre os anúncios feitos, destaque para a disponibilização de R$ 7,5 milhões para a construção de uma ciclovia em Nova Friburgo, um desejo antigo dos ciclistas que inclusive já desencadeou movimentos pró-ciclovias pela cidade. A verba é do Ministério das Cidades e sua liberação depende da conclusão do projeto.
“A mobilidade urbana está na pauta do dia. Temos que pensar na mobilidade, não só sobre os trilhos ou nas pistas das ruas e avenidas, temos que pensar também nas bicicletas, um modal importante que não polui e estimula a saúde. A ciclovia vai sair com certeza. O ministro (das Cidades) Alexandre Baldy já autorizou o projeto”, disse Gilmar Santos.
A ciclovia
O projeto de construção da ciclovia em Nova Friburgo prevê, numa primeira etapa, a ligação do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Duas Pedras. A segunda etapa ligará Duas Pedras ao Paissandu, e a terceira, o Paissandu ao Cônego, aproveitando o trecho já existente entre Olaria e Cônego.
“Estamos inscritos e aprovados no programa Avança Brasil e lá está a ciclovia. O projeto é uma realidade que vamos anunciar essa efetivação em breve, com o apoio do secretário Gilmar”, afirmou o prefeito Renato Bravo.
O secretário nacional de Desenvolvimento Urbano enfatizou ainda que quer desenvolver ações efetivas em Nova Friburgo, como tem feito por todo o Brasil. “Queremos entender as dificuldades desta cidade para trazer investimentos em mobilidade urbana, habitação e saneamento. Sabemos que a habitação também é um problema local. Vamos entender quais são as principais prioridades e a partir daí, o Ministério das Cidades vai trazer investimentos para o município e vamos procurar resolvê-las”, disse o secretário.
Casas populares
O prefeito Renato Bravo ressaltou durante o encontro que alguns projetos de sua gestão estão pendentes no Ministério das Cidades, como o do conjunto habitacional do bairro Granja Spinelli, cujas obras foram paralisadas. “Gostaria que o senhor (Gilmar Santos) levasse essa demanda a Brasília e nos ajudasse a resolver algumas burocracias em relação às casas populares da Granja Spinelli. São casas feitas para moradores da tragédia de 2007, já conversamos com a Caixa Econômica Federal, mas precisamos de uma ajuda do Ministério das Cidades para agilizar a regularização dessas pessoas”.
Regularização Fundiária
O secretário Gilmar Santos afirmou que a regularização fundiária é uma preocupação, mas espera fazer em Friburgo o que já vem fazendo em todo o território nacional e espera contar com o apoio do vice-prefeito, Marcelo Braune. “Nós estamos fazendo o maior programa de regularização fundiária de todo o Brasil. Tendo um vice-prefeito tabelião, melhora muito o entendimento e a agilidade em regularizar esse setor. Nos colocamos a disposição para realizar oficinas de regularização fundiária aqui em Nova Friburgo”, disse o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano.
Estrada Parque
Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, outra proposta apresentada ao secretário é a viabilização da Estrada Parque, avaliada em R$ 16 milhões. A via teria 200 quilômetros de extensão ao redor da cidade, explorando o turismo com caminhadas, pedaladas e trilhas em meio à natureza.
Ao final do encontro, o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano, abriu as portas do Ministério das Cidades e mostrou-se apto para que as relações entre o governo federal e o municipal sejam cada vez constantes. “Podem estar certos que Nova Friburgo terá sempre prioridade”, finalizou Gilmar.
Ciclovias, uma antiga luta
Por meio de “bicicletadas”, os friburguenses vem fazendo sucessivos protestos para que o sonho da ciclovia se realize. As reivindicações, todas pacíficas, ocorreram em diversas ocasiões. Em uma delas, mais de 300 ciclistas pedalaram da Praça Dermeval Barbosa Moreira até Conselheiro Paulino e Olaria em protesto e entregaram um abaixo-assinado ao prefeito.
No feriado de 7 de setembro do ano passado, durante o desfile celebrativo da Independência do Brasil, os ciclistas também fizeram reivindicações e, na ocasião o prefeito “se empolgou”, pegou emprestada uma das bicicletas e até pedalou em um trecho da Avenida Alberto Braune (foto).
Deixe o seu comentário