Friburgo tem ‘Dia D’ contra HPV

Meninas de 9 a 11 anos que ainda não receberam as doses devem procurar os postos de saúde para receberem a vacina
sexta-feira, 10 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Vacinação (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Vacinação (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

Mais uma campanha de vacinação contra o vírus HPV — principal responsável pelo câncer do colo de útero — será realizada neste sábado, 11, em Nova Friburgo. As garotas de 9 a 11 anos que ainda não receberam as doses oferecidas pelo município desde o ano passado podem procurar postos de saúde para tomar a vacina. Os bebês de 29 dias a 11 meses de idade e mulheres de 9 a 26 que vivem com a aids também podem ser vacinadas. A campanha promovida pelo Ministério da Saúde será realizada em todo o Brasil.

O Dia D contra o HPV acontecerá das 8h às 17h nos postos de saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; Copertino Nogueira, em São Geraldo; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; Tuney Kassuga, em Olaria; e Sylvio Henrique Braune, no Centro. As meninas devem tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero — terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Vacina segura

Apesar da desconfiança de muitos pais, a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. Segundo o Ministério da Saúde, tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. A vacina, no entanto, não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Hoje, a vacina contra o HPV é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O HPV 

É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A OMS estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer acredita que pelo menos 15 mil novos casos surjam a cada ano.

A vacina contra o HPV estará disponível também nos postos da rede pública em Nova Friburgo durante todo o ano como parte da rotina de imunização. Mais informações podem ser obtidas na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, na Vila Amélia, ou pelo telefone (22) 2523-8316.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacina | HPV | saúde
Publicidade