Friburgo sedia seminário sobre transparência e cidadania

Evento nesta quinta e sexta reunirá especialistas de renome, gestores públicos e empresas de tecnologia de informação
terça-feira, 26 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo sedia seminário sobre transparência e cidadania

Nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de março,  Nova Friburgo sediará o Seminário Governo Eletrônico e Cidades Inteligentes: Transparência e Cidadania. O evento vai das 9h às 18h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Fernando Bizzoto, 39, Centro.

O evento reunirá especialistas de renome, gestores públicos e empresas de tecnologia de informação para troca de experiências sobre práticas inovadoras de gestão pública, apoiadas por sistemas de governo eletrônico e cidades inteligentes, visando a maior eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais e maior aproximação entre poder público e cidadãos.

Outro objetivo do evento consiste em estimular professores e estudantes universitários de cursos nas áreas de engenharia, computação e sistemas com vistas à integração da formação acadêmica e desenvolvimento de pesquisas direcionadas à busca de soluções nesses campos do conhecimento, incluindo a elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. A ideia é transformar Nova Friburgo em laboratório a céu aberto de soluções nestas áreas do conhecimento.

O prefeito Renato Bravo, juntamente com outras autoridades públicas e representantes de instituições como Sebrae, Firjan e universidades sediadas em Friburgo, fará a abertura do evento no dia 28, às 9h. Em seguida, a partir das 9h30, serão ministradas as seguintes palestras:

Manhã

• 9h 30 – Estratégias de modernização da gestão pública de Niterói – Giovana Victer –

Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão da Prefeitura de Niterói;

• 10h 15 – Cidades Inteligentes e Humanas – A visão 2030 para o Rio de Janeiro – André Guedes – Diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas para o Estado do Rio de Janeiro;

• 11h – O papel da inovação para o futuro do Estado do Rio – Maurício Ogawa –

Gerente Geral de Tecnologia e Inovação da Firjan;

• 11h 45 – Políticas públicas de fomento à inovação fluminense – Maurício Guedes –

Diretor de Tecnologia da Faperj;

Tarde

• 14h – A nova visão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado do Rio – Luana Abreu Lourenço – Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio;

• 14h 40 – Estratégias de interiorização do fomento à inovação – Luís Fernando Pessoa –

Coordenador de captação de recursos para Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio;

• 15h 20 – Governo Eletrônico, Conectividade e Cidade Inteligente – David Figueiredo e Fabrício Matos – Prefeitura de Niterói;

• 16h – Tecnologias de informação no legislativo: a experiência da Câmara – Silvia Zveiter – Coordenadora de Informática da Câmara Municipal de Nova Friburgo;

• 16h 40 – Datalake e Cidades Inteligentes – Marcos Marconi

No segundo dia do seminário, serão realizadas diversas palestras, das 9h às 16h, ministradas por representantes de empresas que trabalham com sistemas de gestão pública, governo eletrônico e acesso à Internet, culminando com mesa redonda, que contará com a participação de coordenadores e professores de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia, computação e sistemas de Nova Friburgo e região.

Logo depois, será apresentado documento sintetizando as principais contribuições do Seminário visando uma gestão pública cada mais transparente e integrada aos cidadãos friburguenses. Serão convidados representantes das prefeituras e câmaras municipais da região, bem como professores, estudantes e profissionais ligados à administração pública, entre outros.

A programação poderá sofrer alterações. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas.

As inscrições ainda podem ser feitas através deste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Governo
Publicidade