Friburgo se une a cidades vizinhas para fortalecer o turismo da região

Ideia é destacar atrativos turísticos de cada um dos municípios, para que o turista vivencie diferentes experiências
quarta-feira, 18 de setembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O Encontro dos Rios é uma das atrações de Friburgo (Arquivo AVS)
O Encontro dos Rios é uma das atrações de Friburgo (Arquivo AVS)

A Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo promoveu uma reunião na última semana com secretários da mesma pasta dos municípios vizinhos de Cantagalo e Duas Barras. O primeiro encontro entre os gestores municipais serviu para formalizar uma possível parceria entre os municípios para estimular o fortalecimento e fomentar o turismo na região.

Participaram do encontro o secretário municipal de Turismo de Nova Friburgo, Ricardo Reis, o secretário municipal de Cultura, Indústria, Comércio, Turismo, Esportes, Certames e Lazer da Prefeitura de Cantagalo, Cleyton Rodrigues Filho, e o secretário municipal de Cultura e Turismo de Duas Barras, Adilson Junior.

A proposta de unificar as ações e fazer com que turistas e visitantes circulem pelas cidades da Região Serrana foi bem aceita. A ideia é destacar as principais qualidades e atrativos turísticos de cada um dos municípios, de modo que o turista vivencie diferentes experiências e contribua para o desenvolvimento da região.

“Juntos somos mais fortes. Então, queremos nos unir às cidades vizinhas, de modo que todos saiam fortalecidos. Temos as demandas dos secretários que vieram, nos ouviram e gostaram do que propusemos. Vamos prosseguir com essa parceria para termos mais força no Governo do Estado, junto à Secretaria Estadual de Turismo”, afirmou Ricardo Reis, secretário municipal de Turismo de Nova Friburgo desde 20 de agosto, quando substituiu Pablo Sprei, que pediu exoneração do cargo.

Os atrativos de cada município

Cidade polo da Região Serrana, Nova Friburgo está em constante desenvolvimento quando assunto é turismo. Com grande vocação para o setor, o município conta com inúmeras belezas naturais, como montanhas, trilhas e cachoeiras, além de eventos importantes e já tradicionais que todos os anos atraem visitantes de todas as partes do estado e do país.

A pouco mais de 53km de distância de Nova Friburgo, Cantagalo também tem se desenvolvido no quesito turismo nos últimos anos. Um dos principais atrativos é o projeto “Caminhos do Imperador”, que reúne grande acervo da história do município. A Casa Euclides da Cunha é outro espaço que atrai muitos turistas à cidade, porque conta um pouco mais da vida e obra de um dos maiores escritores brasileiros. Outros locais interessantes são a Fazenda de Areias, a Vila Areinhas, a Fazenda São Clemente e a Fazenda Itaoca, todas com ligação com a família imperial e o imperador Dom Pedro II.

Distante cerca de 45km, Duas Barras também tem forte ligação histórica com Nova Friburgo. Possui mais de 80 casas coloniais preservadas, é a terra do café e do carnaval e também a cidade onde nasceu o sambista e compositor Martinho da Vila. Entre os principais atrativos turísticos da cidade também podemos destacar a Casa da Cultura Themis Alvares Gomes, o Cinema Cacá Diegues, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Museu de Arte Sacra, a estátua de Martinho da Vila e a Fazenda Cedro Grande.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade