Uma idosa de 73 anos teve a carteira furtada por três mulheres, no último sábado, 5, quando manuseava copos plásticos na prateleira de uma loja de materiais de limpeza no centro de Nova Friburgo. Um vídeo gravado pelo circuito interno de segurança da Limpar, na Rua Sete de Setembro, registrou a ação do trio. Além dos documentos, o bando levou R$ 120 da idosa. As acusadas estão sendo procuradas pela Polícia Civil.
Esse é um exemplo recente de um tipo de crime que registrou aumento no ano passado na cidade. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP), foram registrados 1.333 furtos em Nova Friburgo em 2015, o equivalente a quatro casos por dia. O número representa um aumento de 5,1% na comparação com 2014, quando foram feitos 1.268 registros envolvendo furtos na cidade. Em municípios vizinhos, como Teresópolis e Petrópolis, os furtos também aumentaram: 6,9% e 7,3%, respectivamente.
Por outro lado, o total de roubos caiu cerca de 10%, em um ano, em Nova Friburgo. De acordo com o ISP, que prepara os relatórios a partir dos boletins de ocorrências registrados na 151ª DP, foram 148 casos no ano passado e 163 em 2014. Enquanto aumentou o número desse tipo de crime em casas e comércios, caíram os roubos de carros, celular e pedestres em Nova Friburgo. Veja a tabela abaixo.
A Polícia Militar informou que tem reforçado as rondas diárias dos agentes de acordo com os indicadores das manchas criminais, mas que conta com o apoio da população para melhorar os indicadores no município. “A ação imediata frente aos delitos, com base em informações e serviço de inteligência, impede que marginais se fortaleçam e causem grandes transtornos. A qualificação de equipes táticas ajuda muito. O policial mais treinado proporciona os bons resultados das operações. A participação da população, entretanto, é o nosso maior trunfo, porque são através das denúncias recebidas que temos as primeiras pistas para chegar ao foco do crime”, disse o comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha.
Além do tradicional número 190, com ligação gratuita, a Polícia Militar recebe denúncias pelo (22) 2523-4590 e também pelo WhatsApp do 11º BPM (22) 99206-2020. Por meio do aplicativo é possível enviar texto, áudio, fotos e vídeos com informações sobre atos criminosos na cidade.
Deixe o seu comentário