Friburgo reforça a vacinação contra o HPV em adolescentes

Imunização é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos dos 11 aos 14
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo reforça a vacinação contra o HPV em adolescentes

Nova Friburgo reforça a vacinação contra o HPV em adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo está disponibilizando a vacina contra o HPV, o Papiloma Vírus Humano, para crianças e adolescentes. A imunização completa para prevenir a doença deve ser feita com duas doses e ambas são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde do município.

A vacina contra o HPV faz parte do calendário vacinal e é recomendada para meninas com idades entre 9 e 14 anos e para meninos dos 11 aos 14 anos. Quem ainda não tomou a primeira dose deve procurar os postos para receber a vacina, que protege contra o vírus causador de vários tipos de câncer. A segunda dose deve ser administrada seis meses após a primeira para que o jovem esteja completamente protegido.

Os postos de Saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Tunney Kassuga (Olaria) e Waldir Costa (Conselheiro Paulino) oferecem a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo) atende às terças e quintas, das 8h às 16h, enquanto a Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) imuniza toda terça e sexta-feira, das 9h às 16h.

Mais de dois mil jovens imunizados no ano passado

Em 2017, foram aplicadas em Nova Friburgo 2.035 doses da vacina contra HPV em meninas e 2.017 doses em meninos. Entretanto, apenas 749 meninas e 562 meninos receberam a vacina neste ano. Por isso, a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde reforça o pedido para que os pré-adolescentes e adolescentes procurem pelas unidades de saúde para vacinação.

O que é o HPV

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais. Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV, que está disponível, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde.

Como se dá o contágio do HPV

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade