Friburgo recebe visita do Serviço Geológico do Brasil e da Suíça

Técnicos estiveram em localidades atingidas por deslizamentos de terra e inundações na tragédia de 2011
quarta-feira, 23 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo recebe visita do Serviço Geológico do Brasil e da Suíça

Na semana passada, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, acompanhou uma visita técnica do Serviço Geológico do Brasil e do Serviço Geológico da Suíça, em algumas localidades atingidas por deslizamentos de terra e inundações na tragédia das chuvas de 2011. A visita foi publicada no jornal de Fribourg, na Suíça, La Liberté, que enviou equipe de reportagem à Nova Friburgo para acompanhar as comemorações dos 200 anos. O objetivo da visita foi verificar as obras de contenção realizadas e identificar áreas ainda suscetíveis a novos desastres naturais.  

A visita técnica visou também fortalecer a metodologia de mapeamento utilizada no município para a identificação de áreas de risco, através do setor de Gerência de Geomática, da Secretaria de Meio Ambiente, e também para estreitar a cooperação técnica da prefeitura com órgãos de expertise na área. Técnicos municipais participaram recentemente do projeto para o fortalecimento da estratégia nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), em parceria com o governo do Japão. Esse treinamento possibilitou a identificação e classificação de áreas de perigo e risco a deslizamentos.

Segundo Olivier Lateltin, do Serviço Geológico da Suíça, Nova Friburgo avançou bastante na gestão de riscos de desastres naturais desde 2011. “Por conta da configuração do território e tipo de ocupação em fundos de vale e encostas, deve-se dar muita atenção a essas áreas, principalmente nos períodos chuvosos”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade