Friburgo poderá ganhar um Centro de Diagnóstico por Imagem

Novo governo estuda construir unidade anexa ao Hospital do Câncer, cujas obras estão paralisadas
sexta-feira, 04 de janeiro de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Os exames no Rio Imagem (Divulgação Governo RJ)
Os exames no Rio Imagem (Divulgação Governo RJ)

Nova Friburgo pode ganhar um Centro estadual de Imagem por Diagnóstico com estrutura semelhante ao Rio Imagem. O governo de Wilson Witzel está fazendo um estudo para incluir a unidade no projeto de retomada das obras do Hospital do Câncer, no bairro Ponte da Saudade. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol) na última quarta-feira, 2.

"Conversei com o novo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, sobre o Hospital do Câncer. O governo quer a unidade, mas estuda colocar no mesmo espaço um Centro de Imagem”, divulgou Wanderson em rede social. De acordo com ele, o encontro com o secretário ocorreu em dezembro e nos próximos dias ambos devem se reunir novamente para tratar do assunto.

O Rio Imagem é um dos maiores centros de diagnóstico públicos da América Latina. Inaugurado em 2011 pelo governo do estado oferece, na capital, exames de alta complexidade, como ressonância magnética, mamografia, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma e radiografia. Os atendimentos são feitos em regime de gestão compartilhada. Cabe às prefeituras a marcação dos exames na unidade, localizada no centro do Rio.

Em 2014, o governo iniciou a construção do Rio Imagem 2, em Niterói, na Região Metropolitana, mas as obras foram paralisadas dois anos depois, quando a crise freou todos investimentos do estado. O novo governo quer agora retomar as obras e construir em Friburgo, um terceiro centro de diagnóstico por imagem, mas de menor porte, anexo ao Hospital do Câncer, cujas obras também foram interrompidas em meados de 2016.

Em entrevista ao A VOZ DA SERRA em agosto passado, ainda durante a eleição, o governador Wilson Witzel disse que pretendia firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) para atrair investimentos particulares e terminar as obras do Hospital do Câncer na cidade. Procurado nesta quinta-feira, 3, até o fechamento desta edição o novo governo não havia dado respostas às questões enviadas pela redação.

Obras e abaixo-assinado

Iniciadas em 2015, as obras de adequação do antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs), na Ponte da Saudade, onde será instalado o Hospital do Câncer, foram interrompidas e retomadas diversas vezes, até que o ex-governador Luiz Fernando Pezão perdeu, de vez, no ano passado, a verba do governo federal para a construção da unidade de oncologia devido a irregularidades no convênio com a União.

No início do ano passado, o projeto passou por uma série de adaptações para caber nos cofres estaduais. Os três prédios originais foram reduzidos a dois. Também foi diminuída a quantidade de equipamentos como raios X, tomógrafos e leitos. O projeto prevê, porém, a possibilidade de expansão no futuro. Pezão, preso pela operação Lava Jato no fim do ano passado, deixou o governo sem cumprir a promessa de entregar a unidade.

“Queremos que o novo governador se comprometa com a obra e a coloque como prioridade. Sabemos que o estado está cheio de prioridades, mas esse hospital vai, inclusive, resolver muitos problemas da capital”, comentou o presidente da Associação de Moradores da Ponte da Saudade, José Roberto Folly, que vem colhendo assinaturas em um abaixo-assinado para pressionar o governo a retomar as obras no hospital.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | Governo
Publicidade