Uma proposta inovadora e não menos ousada, que transformou-se em sucesso absoluto pelo mundo inteiro. Nova Friburgo está inserida neste contexto proporcionado pelo Dia do Desafio. A edição de 2015 pretende mobilizar cidades em uma competição saudável contra o sedentarismo no próximo dia 27. Evento de caráter mundial, é coordenado pelo Sesc em nosso continente.
As unidades do órgão em todo o estado do Rio de Janeiro já recebem as inscrições para o Dia do Desafio. O objetivo principal do movimento é sensibilizar a população para a importância da atividade física. Após a confirmação oficial da participação, o município concorre com outra cidade no dia 27 de maio, e “vence” quem conseguir mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a rotina e realizar uma atividade física.
O concorrente pode ser do país ou do continente americano dentro dos critérios de seleção, que levam em conta, por exemplo, o número de habitantes semelhante. Os confrontos serão conhecidos por meio de um sorteio a ser realizado ainda hoje, 12, no Sesc Jundiaí, em São Paulo.
Nas duas últimas edições do Dia do Desafio, Nova Friburgo enfrentou a cidade de Arroyo Naranjo (Cuba). Em 2013, Nova Friburgo contabilizou 36.294 participações durante todo o dia, o que representou 20% da população, enquanto Arroyo Naranjo atraiu 94.412 pessoas para o desafio, o equivalente a 45% dos moradores locais.
Vence o desafio o município que conseguir mobilizar proporcionalmente o maior número de pessoas em relação à sua população. A contabilização é feita por meio de uma central telefônica, pela qual as instituições inscritas informam o número de pessoas que realizaram as atividades.
Evento completa 32 anos
O Dia do Desafio começou no Canadá em 1983, e desde então, é uma ferramenta importante para combater o sedentarismo através da prática de exercícios físicos ou atividades variadas. Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições — empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. — a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre eles e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.
O evento também faz parte da Campanha Move Brasil, uma mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. Além disso, os idealizadores esperam expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso para melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social.
Deixe o seu comentário