Nova Friburgo está em 5º lugar no ranking nacional da Olimpíada Solidária, um projeto mundial com o objetivo de incentivar a leitura e o aumento da frequência às bibliotecas em todo o mundo. No Brasil, o evento está sob a coordenação do Instituto Ekloos e a meta nacional é alcançar 50 mil horas de leitura até 5 de dezembro, próximo.
A Biblioteca da Uerj - Professor Paulo Jorge Paes Leme, do campus Nova Friburgo, até a última sexta-feira, 18, contabilizou 491 horas de leitura. Está atrás das bibliotecas da PUC-Rio, CCBB-RJ, Biblioteca Setorial Ciências Humanas (Universidade Estadual de Londrina – UEL), e Biblioteca Popular do Rio Comprido. O Brasil está em 2º lugar no ranking mundial, atrás da Espanha. Os países participantes já acumulam 170 mil horas de leitura e estudo, e o Brasil soma mais de 20 mil horas.
Sobre o Projeto
A Olimpíada Solidária é um projeto mundial, realizado há 14 anos, com o objetivo de incentivar a leitura, a solidariedade e o aumento da frequência às bibliotecas. Cada hora que uma pessoa passar lendo ou estudando será revertida em R$ 1 para equipar uma nova biblioteca, no caso, a que está situada na comunidade Santo Amaro (Rio de Janeiro).
O Instituto Ekloos é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007, com o objetivo de impulsionar outras ONGs no desenvolvimento das áreas de gestão, marketing, tecnologia, negócios e projetos.
Os países participantes são: Alemanha, Itália, Finlândia, Bélgica, Brasil, Portugal, Burundi, República Democrática do Congo, Espanha, França, Haiti, Holanda, Croácia, Luxemburgo e Marrocos.
Deixe o seu comentário